'Braço jurídico' de Cabral é preso pela 2ª vez no RJ

Régis Fichtner é apontado como o "braço jurídico" da quadrilha do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), preso desde novembro de 2016

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Política LAVA JATO 15/02/19 POR Folhapress

O ex-secretário estadual da Casa Civil Régis Fichtner foi preso pela segunda vez nesta sexta-feira (15) em decorrência das investigações da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

PUB

Fichtner é apontado como o "braço jurídico" da quadrilha do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), preso desde novembro de 2016. O gerente da propina do emedebista, Carlos Miranda, afirmou que cabia ao ex-secretário dar forma legal aos contratos que geravam propina ao grupo.

+ Bebianno diz que 'não é moleque' e que Bolsonaro teme respingo

Segundo Miranda, ele recebia uma mesada de R$ 100 mil do ex-governador.

O juiz Marcelo Bretas expediu dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão. O outro alvo da operação é o coronel da Polícia Militar Fernando França Martins, apontado como o responsável por recolher dinheiro a pedido do ex-secretário.

Segundo o Ministério Público Federal, há indícios de que Fichtner destruiu provas, o que justificou o pedido de prisão. Além disso, procuradores afirmam que o ex-secretário permanece ocultando patrimônio obtido por meio de corrupção.

Procurador do estado, Fichtner já é réu numa ação penal decorrente da Operação C'est Fini, deflagrada em novembro de 2017. Na ocasião, ele foi preso preventivamente sob suspeita de ter recebido R$ 1,5 milhão do esquema de Cabral.

Ele já havia sido citado identificado na contabilidade paralela de Luiz Carlos Bezerra, responsável por recolher e entregar dinheiro entre 2011 e 2016 a mando do ex-governador. Em depoimento, o operador financeiro identificou o ex-secretário como sendo o "Alemão" nas cadernetas apreendidas em sua casa -ele usava apelidos para se referir ao destino e origem do dinheiro.

Na ocasião, ele ficou apenas três dias preso. Foi solto por um habeas corpus concedido pelo juiz federal Paulo Espírito Santo. O relator da Lava Jato do Rio de Janeiro no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), Abel Gomes, se julgou impedido de analisar o caso de Fichtner.

No governo, Fichtner sempre foi uma espécie de "solucionador de problemas" na gestão emedebista. Caíram em seu colo grandes contratos, como da obra da linha 4 do metrô, concessão do Maracanã e manutenção de frota de viaturas da Polícia Militar.

Todos tinham em comum cifras milionárias, polêmicas jurídicas e, atualmente, estão sob investigação. Os empecilhos legais por vezes indicados por Fichtner lhe garantiram a alcunha de "dr. Certinho" na administração.

As soluções para os pepinos de Cabral não se limitavam ao governo. O escritório da família -do qual se afastou enquanto esteve no governo- também atuava, de graça, na defesa do peemedebista e outros aliados em ações populares e de improbidade administrativa. O serviço foi interrompido em fevereiro de 2017, após as duas primeiras operações sobre Cabral.

O ex-secretário é visto entre os investigadores como um potencial delator que aponte desvios do Poder Judiciário. Há a expectativa de que ele detalhe irregularidades decorrentes da nomeação de desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Fichtner sempre negou as acusações. Em depoimento à Polícia Federal logo após a C'est fini, ele disse que recusou dinheiro em espécie oferecido por Cabral por serviços advocatícios prestados pelo escritório de sua família. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)