Promotores apreendem drogas dentro de distrito policial em São Paulo

Além de tráfico de drogas, policiais são suspeitos de crimes de concussão, prevaricação, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa

© iStock (Imagem ilustrativa)

Justiça pirituba 16/02/19 POR Folhapress

Operação realizada na manhã desta sexta-feira (15) por equipe do Ministério Público de São Paulo apreendeu drogas -entre elas cocaína, comprimidos de ecstasy e anabolizantes- dentro de um distrito policial na zona norte da capital paulista.

PUB

Quatro policiais civis e um ex-policial -que não tiveram os nomes divulgados- foram presos nessa operação, liderada pelo Gecep (Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial) com apoio da Corregedoria da Polícia Civil e da GCM (Guarda Civil Municipal), que emprestou cães farejadores.

Além do tráfico de drogas, os policiais são suspeitos de crimes de concussão, prevaricação, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa. As prisões são temporárias e duram entre 5 a 30 dias.

A investigação da Promotoria teve início em 2018 envolvendo policiais do 33º DP (Pirituba), e do 46º DP (Perus), ambos na zona norte, após uma denúncia recebida por grupo que investiga crime organizado.

+ MPF defende júri popular para acusados por tragédia na Boate Kiss

A mais grave suspeita que pesa contra os policiais é que, com ajuda de um informante, eles descobriam pontos de venda de drogas, realizavam operações nesses locais, mas apenas com o objetivo de extorquir os traficantes.

Eles também cobrariam propina para liberá-los, e ainda ficavam com as drogas para vendê-las, ou, utilizá-las para colocar em cenas de crime para incriminar suspeitos.

Os policiais dos distritos não se conheciam, mas tinham em comum o mesmo informante, que continua foragido. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

Na operação realizada nesta sexta foram realizadas buscas e apreensões nos dois distritos policiais, além de outros nove endereços ligados aos investigadores e carcereiros (que trabalhavam como investigadores).

Além da droga, cerca de 300 gramas de cocaína, 574 comprimidos de ecstasy e várias caixas contendo anabolizantes, também foram apreendidos mais de R$ 30 mil e 3.000 euros.

A droga estava em uma sala do 33º DP, onde um dos suspeitos é chefe do setor de investigação. Os policiais alegaram desconhecer o material apreendido.

Como não foi apresentado pelos policiais nenhum documento que comprovasse a origem delas, se foram apreendidas em alguma operação policial, os promotores levaram o material como indícios de crime.

Na casa dos policiais, também foram apreendemos armas ilegais e simulacros.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública, da gestão João Doria (PSDB), ainda não se manifestou sobre o assunto. Também não informou se o delegado titular do 33º DP será investigado ou punido. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 5 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 5 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 7 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 6 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 4 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 23 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

esporte São Paulo FC Há 6 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 22 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 6 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue