Oposição quer que Bebianno preste esclarecimentos sobre laranjas

Bebianno caiu após uma crise instalada no Palácio do Planalto

© REUTERS / Sergio Moraes (Foto de arquivo) 

Política Congresso 18/02/19 POR Folhapress

A oposição ao governo Jair Bolsonaro quer que o agora ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno vá ao Congresso prestar esclarecimentos sobre as denúncias de candidaturas de laranjas no PSL, partido do presidente da República.

PUB

Líder da minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), havia protocolado requerimento de convocação do ministro na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

No entanto, como não é mais ministro, Bebianno não pode mais ser obrigado a comparecer. Por isso, na noite desta segunda-feira (18), o senador reapresentou requerimento à CTFC, agora pedindo o convite do ex-chefe da Secretaria-Geral. O mesmo pedido foi apresentado à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Bebianno caiu após uma crise instalada no Palácio do Planalto com a revelação pela Folha de S.Paulo da existência de um esquema de candidaturas de laranjas do PSL para desviar verba pública eleitoral. O  partido foi presidido por ele durante as eleições de 2018, em campanha de Bolsonaro marcada por um discurso de ética e de combate à corrupção.

+ Jean Wyllys revela onde está vivendo e ataca Bolsonaro: 'Moleque'

"Este episódio não será superado com a exoneração. O ministro Gustavo Bebianno fez graves e pesadas acusações ao presidente da República e ele próprio tem explicações a dar sobre como ocorreu o financiamento das candidaturas do presidente da República e do próprio presidente", afirmou Randolfe.

Para o senador, com a saída de Bebianno, o governo perde um de seus poucos interlocutores com o Congresso, o que pode dificultar a tramitação de projetos como a reforma da Previdência e o pacote anticrime.

Na Câmara, o PSOL também avalia se entrará com um requerimento para convidar Bebianno. O partido havia apresentado uma convocação para que o ministro desse esclarecimentos ao plenário, mas ele não chegou a ser votado.

+ Bolsonaro faz vídeo para elogiar e agradecer Bebianno após demiti-lo

"O caso Bebianno não se restringe aos laranjais, porque senão teria que demitir também o ministro do Turismo, e o Luciano Bivar. O problema é que ele sabe tudo da campanha, das fake news", afirmou o líder da legenda, Ivan Valente (SP).

A demissão de Bebianno mobilizou a oposição ao governo no Congresso também nas redes sociais.

"Este é o padrão do governo Bolsonaro: confusão, intrigas e uso da máquina pública para proteger seus aliados. O partido que ia acabar com a corrupção virou o Partido Só Laranja (PSL) e se afunda, cada dia mais, nos esquemas que armou", disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

"O fato é que Bolsonaro é tão covarde que não tem sequer coragem de confirmar que a demissão de Bebianno é motivada pelas acusações de crime eleitoral e desvio de recursos", disse a deputada Margarida Salomão (PT-MG).

"A demissão de Bebianno não encerra o assunto do Laranjal. Seguiremos exigindo investigações independentes e punição dos responsáveis. E esperamos que Bebianno fale o que sabe sobre as irregularidades da campanha do PSL", escreveu Guilherme Boulos.

Filiado ao PSL, o deputado Alexandre Frota (SP), disse que, com a demissão, Bolsonaro cumpriu uma promessa. "Bebiano caiu. Bolsonaro cumpriu o que falou", escreveu na internet. Com informações da Folhapress.

Leia também: STF nega recurso para libertar Eduardo Cunha

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 8 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia Profissões Há 8 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

esporte Óbito Há 5 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo Utah Há 7 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Nicole Kidman Há 7 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama Televisão Há 22 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 6 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama DANIEL-FILHO Há 23 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 5 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

tech Inovação Há 5 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo