INSS antecipa liberação de benefícios em Brumadinho para 22/02

Segurados do município também poderão solicitar adiantamento no valor de um benefício mensal

© REUTERS/Washington Alves

Economia segurados 19/02/19 POR Notícias Ao Minuto

 Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no município de Brumadinho (MG) poderão sacar seus benefícios previdenciários e assistenciais a partir de 22 de fevereiro, já no primeiro dia do calendário de pagamentos do INSS. Também será possível solicitar adiantamento equivalente ao valor de um benefício mensal, com liberação do dinheiro extra em até cinco dias úteis. Portaria publicada na passada terça-feira (12), no Diário Oficial da União, define como se dará a antecipação de benefícios no município atingido pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.

PUB

Em todo o Brasil, os benefícios do INSS referentes ao mês de fevereiro serão pagos entre os dias 22 de fevereiro e 12 de março, conforme o calendário de pagamentos do instituto. Em Brumadinho, porém, os 7.137 segurados, incluindo idosos e deficientes de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), poderão sacar o dinheiro já no primeiro dia de pagamento. O valor total a ser repassado será de R$ 10,4 milhões. O mesmo procedimento poderá ser adotado nos meses seguintes, enquanto durar a situação de calamidade pública decretada em 25 de janeiro, dia do rompimento.

Não esqueça: dependentes de declarantes do IR 2019 precisam ter CPF

Os segurados de Brumadinho – exceto quem recebe benefícios temporários, como salário-maternidade, auxílio-doença e auxílio-reclusão – poderão solicitar ainda o adiantamento de valor correspondente a uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que têm direito. A lógica é a mesma de um empréstimo, ainda que sem juros nem correção monetária: quem optar pela antecipação deverá ressarcir o valor em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês.

Profissionais que atuaram em Brumadinho serão monitorados por 20 anos

O adiantamento estará disponível para 6.648 beneficiários que vivem no município (esse número desconsidera quem recebe benefícios temporários). Se todos solicitarem a antecipação, o valor extra a ser repassado totalizará R$ 9,9 milhões. A iniciativa faz parte do esforço do governo federal para garantir socorro e assistência à população de Brumadinho.

As duas ações são destinadas aos segurados domiciliados no município na data do reconhecimento do estado de calamidade pública, mesmo que os benefícios sejam mantidos em agências de outras localidades. Com informações do portal do INSS.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo França Há 21 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo EUA Há 5 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

mundo Espanha Há 23 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 21 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

justica Goiânia Há 6 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

politica Emergência Médica Há 20 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

mundo Olivier Masurel Há 4 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

fama LUÍSA-SONZA Há 22 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

brasil CHUVA-RS Há 5 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

fama Reality Show Há 21 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24