May vai a Bruxelas com esperança de conseguir alterações no acordo

May vai se encontrar com Juncker em Bruxelas, depois de na última semana ter telefonado à maioria dos líderes dos restantes Estados-membros da UE

© REUTERS / Francois Lenoir (Foto de arquivo) 

Mundo Reino Unido 20/02/19 POR Lusa

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai se reunir com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na quarta-feira (20) com a esperança de conseguir alterações ao acordo de saída britânica da União Europeia.

PUB

Esta é "claramente uma reunião importante", admitiu nesta terça-feira (19) o porta-voz da primeira-ministra, que disse estar "trabalhando arduamente para conseguir as alterações vinculativas" no capítulo relativo à fronteira da Irlanda do Norte com a vizinha Irlanda.

May acredita que as alterações poderão permitir que o Acordo de Saída negociado pelo governo britânico com Bruxelas passe no parlamento, pelo que vai reiterar a necessidade de conseguir essas garantias, disse a mesma fonte.

May vai se encontrar com Juncker em Bruxelas, depois de na última semana ter telefonado à maioria dos líderes dos restantes Estados-membros da UE para os sensibilizar para a necessidade de encontrar um entendimento.

+ Presidente da França promete atos e leis contra antissemitismo

Na segunda-feira, o ministro para o 'Brexit', Stephen Barclay, acompanhado pelo Procurador-Geral britânico, Geoffrey Cox, encontrou-se com o negociador-chefe dos 27, Michel Barnier, naquilo que descreveu com uma "reunião produtiva".

Barclay reafirmou a necessidade de encontrar uma solução que responda à obrigação "partilhada de evitar uma fronteira física na ilha da Irlanda", mas deixou claro que o formato "deve ser aceitável" para o parlamento britânico.

O ministro apresentou o resultado das reuniões do Grupo de Trabalho de Disposições Alternativas, formado por deputados conservadores eurocéticos e pró-europeus, para substituir a solução de salvaguarda, a chamada 'backstop', para a Irlanda do Norte.

Entre as alternativas possíveis estão a introdução de meios de controles tecnológicos, uma data limite para o funcionamento da solução ou uma forma de o Reino Unido denunciar o mecanismo unilateralmente.

Atualmente, a solução prevista para ser ativada apenas no caso de não estar concluído um novo acordo comercial após período de transição, no final de 2020, determina que o Reino Unido se mantenha na união aduaneira europeia e que a Irlanda do Norte fique sujeita a certas regras do mercado único.

+ Saída da UE provoca 'declínio palpável' da influência britânica na ONU

A fronteira aberta para a livre circulação de pessoas, bens e serviços é um compromisso assumido nos acordos de paz para o território assinados em 1998 pelos governo britânico e irlandês, no âmbito da União Europeia.

Barclay e Barnier aceitaram continuar as discussões detalhadas e explorar o uso de alternativas a longo prazo para "evitar a necessidade de o 'backstop' entrar em vigor".

A saída do Reino Unido da União Europeia está marcada para 29 de março, fim do prazo de dois anos previsto no artigo 50º do tratado europeu para o processo de negociações.

O governo britânico precisa de uma maioria de votos no parlamento ratificar um acordo que garanta uma saída ordenada do bloco europeu, mas o texto negociado com Bruxelas foi rejeitado em 15 de janeiro por uma margem de 230 votos, incluindo 118 deputados do partido Conservador.

Theresa May prometeu fazer uma nova declaração sobre o processo do 'Brexit' a 26 de fevereiro, seguido por um debate acompanhado por uma votação no dia seguinte.

Caso não mostre avanços nas discussões com os líderes europeus, a primeira-ministra poderá ser confrontada com propostas para adiar a data da saída ou para negociar um novo acordo. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 8 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 10 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 8 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 8 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 8 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 9 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 7 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 7 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens