Bolsonaro pede que equipe trate Bebianno como 'página virada'

Orientação foi repassada em reunião ministerial desta terça-feira (19)

© Marcos Corrêa/PR

Política Estratégia 20/02/19 POR Folhapress

Com o agravamento da crise no governo, após o vazamento de áudios do presidente Jair Bolsonaro, o Palácio do Planalto orientou a equipe ministerial a não falar sobre o assunto publicamente e a tratar o ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno como "página virada".

PUB

A ordem, repassada em reunião ministerial na manhã desta terça-feira (19), foi de que o foco de todo o governo neste momento deve ser a reforma previdenciária e o pacote anticrime, em uma estratégia para tentar ofuscar o episódio que teve como desfecho a primeira queda no primeiro escalão da nova gestão.

Bebianno caiu após uma crise instalada no Palácio do Planalto com a revelação pela Folha de S.Paulo da existência de um esquema de candidaturas laranjas do PSL para desviar verba pública eleitoral. O partido foi presidido por ele durante as eleições de 2018, em campanha de Bolsonaro marcada por um discurso de ética e de combate à corrupção.

Nas palavras de um assessor presidencial, o plano é "não dar mais holofotes" para Bebianno, minimizar o conteúdo das gravações divulgadas e impor uma agenda política que seja popular e, assim, ajude a retirar o assunto da pauta.

+ Derrota do governo na Câmara seria resposta de Maia à queda de Bebianno

+ Bebianno diz que Carlos Bolsonaro ‘fez macumba psicológica no pai’

A estratégia começou a ser colocada em prática já nesta terça-feira (19). "Acho que a vida segue. Não vale a pena voltar a esse assunto", disse o ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto Santos Cruz, ao ser perguntado sobre o tema.

Em linha semelhante, o vice-presidente Hamilton Mourão disse mais cedo, questionado sobre a crise no governo, que Bebbiano é "history", ou seja, que virou um fato do passado. Ele negou que o nome do ex-ministro tenha sido citado durante a reunião ministerial.

A ideia é que a única manifestação oficial sobre o assunto seja dada pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, que se pronunciará ainda nesta terça-feira (19). Depois, a orientação é o silêncio absoluto.

Nesta terça-feira (19), a revista Veja divulgou áudios de conversas entre Bolsonaro e Bebianno que confrontam a versão do presidente de que ele não havia tratado com o então ministro no dia 12 de fevereiro, um dia antes de sua alta médica no hospital Albert Einstein, na capital paulista.

Naquele dia, como revela a publicação, o presidente conversou com o ex-ministro pelo aplicativo de mensagens WhatsApp três vezes. As gravações mostram ainda que ambos conversaram também sobre o esquema de candidaturas laranjas do PSL, revelado pela Folha de S.Paulo.

No diálogo, o presidente fez referência a denúncia de que uma candidata laranja em Pernambuco recebeu do partido R$ 400 mil de dinheiro público na eleição do ano passado. Ele afirmou que querem "empurrar essa batata quente" em seu colo.

Segundo relatos feitos à reportagem, o presidente esperava que, como retaliação por ter sido demitido, Bebianno divulgasse áudios que reforçassem a versão de que não mentiu, mas não esperava que ele vazasse outros conteúdos, como os comentários do presidente sobre o escândalo dos laranjas.

Em entrevista ao Globo, Bebianno disse na semana passada que havia conversado três vezes com o presidente. No dia seguinte, no entanto, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) disse que o então ministro havia mentido, o que foi chancelado pelo presidente, em entrevista à TV Record. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia