Reforma da previdência: dicas de como se planejar para aposentadoria

Especialista alerta que preocupação com o futuro financeiro deve ser priorizada independentemente de questões governamentais

© EBC

Economia sustentável 20/02/19 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Nesta quarta-feira (20) o governo apresenta a proposta da reforma da Previdência Social, que prevê idade mínima para se aposentar de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, após um período de transição de 12 anos. A proposta pretende sanar o déficit da previdência, que segundo dados do Tesouro Nacional foi de R$ 290,2 bi no ano passado.

+ Bolsonaro entrega hoje reforma da Previdência ao Congresso

Diante dessas incertezas, os brasileiros começam a pensar no que fazer para garantir um futuro tranquilo, já que o dinheiro da aposentadoria pública não é suficiente para a grande maioria dos aposentados, que continuam trabalhando para manter o padrão de vida ou complementar a renda.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, essa preocupação com o futuro financeiro deve ser priorizada independentemente de questões governamentais.

"Sabemos que a consciência de poupar e se planejar para o futuro ainda é pequena entre os brasileiros, não apenas pela vontade de crescer profissionalmente de forma rápida, mas também pela ausência da educação financeira durante toda a vida, o que faz com que isso seja apenas um sonho distante. A mudança de comportamento em relação ao dinheiro é fundamental para que, no longo prazo, esse esforço seja recompensado", afirma.

Somado a todos esses fatores, há também o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer no Brasil é de 76 anos, o que pode indicar que os trabalhadores se aposentarão cada vez mais tarde.

De acordo com Domingos, o primeiro passo para se planejar para a aposentadoria é pensar em qual padrão de vida a pessoa deseja ter quando se aposentar. "O ideal é começar o quanto antes, já que o tempo é o maior aliado nessa questão. Quanto mais cedo começar a poupar, mais fácil será atingir a quantia desejada. Para isso, existem diversas opções de investimentos, sendo a previdência privada a mais comum para esse finalidade. O mais importante é criar o hábito de poupar tendo o sonho da aposentadoria sustentável como um agente motivador desse movimento".

Fórmula da aposentadoria

Para auxiliar nesse processo de construção de um futuro financeiramente sustentável, o educador financeiro criou a fórmula da aposentadoria, que permite encontrar o "número da sua aposentadoria", ou seja, saber o quanto pretente ganhar mensalmente após decidir parar de trabalhar por obrigação, alcançando assim a tão desejada independência financeira.

"Para não corrrer o risco de o dinheiro acabar de uma hora para outra, esse número deve ser de, no mínimo, o dobro do padrão de vida desejado. Assim, é possível utilizar 50% do que será ganho com os juros mensais, vivendo da forma que planejou, e guardando o restante como reserva, que continuará rendendo também", explica.

Com essa fórmula é possível calcular esse número de forma simples e automatizada, apenas preenchendo os campos indicados com os valores que pretende atingir. Acesse o link baixe o arquivo e comece hoje mesmo a trilhar o caminho de uma aposentadoria mais sustentável. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 22 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 21 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 16 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave