Saiba como os atletas profissionais perdem peso tão rápido

Conheça as vantagens e riscos de método popular entre lutadores

Água no corpo

Mais de 50% do corpo humano é composto de água, sendo o tecido muscular constituído por mais de 75% de água.

© Shutterstock

O seu corpo é como uma esponja

Pense no seu corpo como uma esponja. Algumas gotas de água serão absorvidas e seu corpo vai segurá-la. Mas o oposto, a desidratação, também pode acontecer. 

© Shutterstock

Atletas

Os lutadores e outros atletas que competem em esportes com categorias de peso usam estratégias para emagrecer rapidamente para que possam ficar leves o suficiente para mudar de faixa e estarem aptos a competirem.

© Shutterstock

Cavaleiros

Mesmo os atletas de hipismo ou polo são conhecidos por diminuírem o peso antes de grandes disputas.

© Shutterstock

Mas qual o segredo?

Os atletas usam um método à base de ingestão considerável de água para reduzir o peso. Esta técnica é essencialmente uma maneira de fazer o corpo para liberar o máximo de água possível, sem causar desidratação total.

© iStock

Como funciona?

O método funciona essencialmente através da manipulação da ingestão de sódio, carboidratos e água. A aldosterona, o hormônio responsável pela regulação de eletrólitos e retenção de água, terá um papel fundamental nesta técnica.

© Shutterstock

Beber água demais pode ser perigoso

A possibilidade de morrer de ingestão excessiva de água por intoxicação e hiponatremia (desequilíbrio eletrolítico) realmente existe. 

© Shutterstock

Intoxicação e hiponatremia

A morte por intoxicação por água geralmente é resultado de complicações de saúde e outros fatores, incluindo exercícios físicos no calor extremo.

© Shutterstock

Mas fique tranquilo

Neste processo, você estará bebendo muita água durante todo o dia, mas não em um curto período de tempo. Assim, desde que você faça uma dieta balanceada, seus níveis de sódio não ficarão perigosamente baixos. Se bem feito, é uma técnica segura.

© Shutterstock

Desidratação

Tome cuidado para não perder peso através da desidratação, porque pode ser extremamente perigoso. Essa estratégia não é recomendada.

© Shutterstock

Atenção para esses sintomas

Sede, urina mais escura que o normal, fadiga, dores de cabeça, boca seca, tontura e perda de apetite são alguns dos sintomas que você pode sentir quando está levemente desidratado. Isso é perigoso e não é a melhor maneira de perder peso rapidamente.

© Shutterstock

Posso fazer dieta durante cinco dias?

O que você come, desempenha um papel fundamental neste método, mas dietas radicais em que você reduz drasticamente a ingestão calórica de alimentos pode ter um efeito negativo sobre o seu metabolismo, hormônios e saúde em geral.

© Shutterstock

O mais saudável é...

Uma dieta equilibrada, aliada a exercícios, são essenciais para perda de peso a longo prazo. Tomar bastante água agiliza esse processo, sem consequências graves.

© Shutterstock

Marque uma data

Digamos que você tenha um evento importante em um sábado e queira perder uns quilinhos. Você pode iniciar o método de ingestão de água na segunda-feira.

© iStock

Antes de começar

Pese-se todas as manhãs de jejum depois de ir ao banheiro. Você pode fazer isso por apenas alguns dias, mas quanto mais adotar esse hábito, você terá mais noção de quanto está perdendo de peso pela noite.

© iStock

Ingestão diária de água

Para você ter uma ideia, vamos supor que você beba aproximadamente dois litros de água por dia. Lembre-se: café, outras bebidas e muitos alimentos contêm água.

© iStock

Segunda-feira

Na segunda-feira, aumente sua ingestão de água de um a dois litros. Então, se você já bebe dois litros por dia, opte por três a quatro litros por dia. Você vai urinar mais e começará a perceber a diferença na quantidade de peso que perde durante a noite.

© Shutterstock

O que comer?

Evite açúcares, pão, macarrão, arroz, batatas brancas e quaisquer produtos que contenham farinha. Você também deve cortar todos os tipos de produtos lácteos. Todos esses alimentos retêm água. Mas você ainda pode comer carboidratos. Opte por batata-doce, aveia e legumes fibrosos.

© Shutterstock

De segunda à quarta

Não há necessidade de restringir qualquer outro grupo de alimentos em particular. Mas coma alimentos salgados só até quarta-feira.

© Shutterstock

Quarta

Beba um litro extra de água ao longo do dia e certifique-se de ter um banheiro nas proximidades: você precisará dele!

© Shutterstock

Quinta e sexta-feiras

Elimine todos os carboidratos da sua dieta. Coma apenas proteínas e gorduras. Não adicione sal extra à comida. O sódio natural nos alimentos deve ser suficiente para manter os níveis estáveis.

© Shutterstock

Quinta e sexta-feiras

A eliminação de carboidratos irá esgotar o armazenamento de glicogênio de seus músculos. Isso fará com que você pareça e se sinta 'mais leve'. Se você tiver alguma massa muscular, provavelmente se sentirá mais magro.

© Shutterstock

Quinta e sexta-feiras

Aumente a ingestão de água gradualmente de 500 ml a um litro por dia. Mais uma vez, o banheiro será seu melhor amigo!

© iStock

Sexta-feira

Reduza drasticamente a ingestão de água para cerca de dois a um litro. Atletas costumam cessar toda a ingestão de água mais cedo, mas você pode fazê-lo de três a quatro horas antes de ir para a cama.

© Shutterstock

Sexta e sábado

Você notará que continuará a fazer xixi mesmo depois de parar de beber água. Na verdade, não é incomum se levantar no meio da noite para ir ao banheiro.

© Shutterstock

Sábado

Pese-se como de costume. Você deve ter perdido uma boa quantidade de peso.

© Shutterstock

E o próximo passo?

Você estará levemente desidratado agora, então é importante reabastecer seus níveis de glicogênio e eletrólitos.

© Shutterstock

Coma, mas com moderação

Comece a comer e a beber normalmente de novo, mas não se empanturre de comida. Tomar uma bebida esportiva pode ser útil, mas não exagere. Você recuperará o peso e se sentirá mais cheio novamente em um curto espaço de tempo.

© Shutterstock

Mantenha-se saudável

Mais uma vez, o método não é uma maneira recomendada de perda de peso a longo prazo. A técnica pela ingestão de água só deve ser usada em circunstâncias específicas e, se possível, sob supervisão médica.

© Shutterstock

Esporte vida saudável 21/02/19 POR Notícias Ao Minuto


Você já se perguntou como os atletas profissionais conseguem perder peso em tempo recorde para que possam competir em uma determinada categoria? Não, não é preciso sofrer com exercícios físicos extenuantes por horas seguidas!

PUB

Mas há um método usado, muito popular entre os lutadores, que ajuda a emagrecer alguns quilinhos super rápido. Veja a seguir na galeria!

Leia também: Isso tudo em 2019: eles se separaram, reataram e assumiram romances!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 4 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 13 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 12 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

mundo Utah Há 13 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

justica Violência Há 14 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Nicole Kidman Há 12 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 10 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Reino Unido Há 8 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 9 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

esporte Óbito Há 11 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina