Violência contra jornalistas avançou no país em ano eleitoral

Casos de atentados, agressões, ameaças e ofensas, categorizados como violência não letal, tiveram aumento de 50%

© PixaBay

Brasil Notícias do Brasil 21/02/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de jornalistas assassinados e alvos de violência aumentou no último ano. Segundo o relatório da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), lançado nesta quarta-feira (20) em Brasília, foram três assassinatos em 2018, dois a mais do que no ano anterior.

PUB

Os casos de Jefferson Pureza Lopes, Jairo Sousa e Marlon Carvalho, os três radialistas assassinados, são semelhantes. Segundo a pesquisa, todos atuavam em cidades interioranas e morreram depois de divulgarem críticas e denúncias contra autoridades públicas e políticos locais.

PF faz operação de busca e apreensão no caso Marielle Franco

Casos de atentados, agressões, ameaças e ofensas, categorizados como violência não letal, tiveram aumento de 50% em relação aos 76 casos registrados em 2017. A associação contabilizou 114 registros envolvendo pelo menos 165 profissionais e veículos de comunicação no ano passado.

Nesta categoria, as agressões físicas são as mais recorrentes -representam 34% dos casos. O relatório aponta que os profissionais de TV foram as principais vítimas entre os 54 comunicadores agredidos, e que 72% dos casos estão nas regiões Sul e Sudeste do país. São Paulo contabiliza 12 casos, o maior número entre os estados. O Norte é a única região em que não houve registro de agressão.

Os principais autores dos casos foram manifestantes e militantes partidários. "Em praticamente todas as regiões, repórteres, cinegrafistas e fotógrafos receberam empurrões, socos e chutes. Mordidas também se tornaram uma das formas de agressão mais comuns", registra o relatório.

A pesquisa mostra que, durante as coberturas de rua, jornalistas tiveram que lidar com gritos e palavras de ordem. Foram registradas 15 intimidações contra pelo menos 23 jornalistas, um aumento de 275% em relação a 2017 -o relatório aponta, no entanto, que categoria ainda é subnotificada segundo a pesquisa.

Os radialistas também foram as vítimas dos três atentados contabilizados, todos com arma de fogo -a associação considera essa a categoria mais grave de violência depois do assassinato. Os cinco são de rádios locais e fizeram reportagens denunciando corrupção ou criticando autoridades políticas locais.

O relatório de 2018 da Abert é o primeiro com um capítulo à parte para os crimes virtuais. Entre os onze casos de ameaças, ofensas e ataques digitais está o da repórter da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello. A repórter sofreu ofensas depois da publicação de reportagem que mostrava que empresários bancaram envios em massa de mensagens anti-PT pelo WhatsApp.

MUNDO

O relatório reúne outros levantamentos que colocam o país como um dos menos seguros para jornalistas. Segundo o Índice de Impunidade elaborado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas, o Brasil ocupa a 10ª posição entre os 14 países com pelo menos cinco casos de crimes impunes.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) classifica o ambiente de trabalho para jornalistas no país como "cada vez mais instável", mostra a pesquisa. O Brasil está em 102° lugar entre os 180 avaliados no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, uma posição acima do ano anterior.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)