Prefeitura quer rastrear moradores pelo celular para reciclagem

Campanha pretende motivar os paulistanos a separar e entregar o lixo da maneira correta para a coleta

© Antonio Brasiliano/Divulgação

Brasil São Paulo 22/02/19 POR Folhapress

RAFAEL BALAGO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo planeja usar ferramentas de envio de mensagens em massa e anúncios segmentados em redes sociais para tentar estimular os paulistanos a separar seu lixo para reciclagem.

PUB

"Coloco os PEVs [Postos de Entrega de Recicláveis] e aí começamos a mandar mensagem para quem está no entorno. Hoje, pelas redes sociais, você consegue selecionar bairro, consegue selecionar tudo, é impressionante. Não é caro e eu atinjo diretamente aquela população", diz Edson Tomaz Filho, presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).

+ Minhocão enfrenta décadas de debate sobre demolição e parque

A ação faz parte de uma campanha maior, chamada Recicla Sampa, lançada há duas semanas e que pretende motivar os paulistanos a separar e entregar o lixo da maneira correta para a coleta.

Não é preciso separar papel, plástico, vidro etc. Materiais recicláveis devem ir para um saco, e o lixo orgânico para outro. Só que cada tipo precisa ser colocado na rua em um momento diferente, pois cada categoria é recolhida por um tipo de caminhão.

Um dos objetivos da campanha é que os paulistanos consigam consultar mais facilmente o dia e a hora em que o caminhão da coleta de recicláveis passa e tirar outras dúvidas sobre como o lixo deve ser separado. Há coisas que parecem recicláveis, mas não são, como comprovantes de pagamento via cartão de crédito.

"Antes fazíamos ações pontuais. A ideia agora é fazer uma ação permanente para informar e estimular as pessoas a participar", diz Tomaz.

Atualmente, a cidade dá tratamento correto a apenas 7% do lixo reciclável gerado, o que equivale a 80 toneladas por dia. No entanto, as duas centrais de triagem municipais possuem estrutura para receber até 500 toneladas diárias.

Hoje, 70% das ruas da cidade são atendidas por caminhões que recolhem recicláveis, que passam em horários diferentes da coleta regular.

Para atingir os outros 30% de endereços, a gestão Bruno Covas (PSDB) planeja instalar contêineres para a entrega do lixo. "Fazer a coleta assim é mais prático e barato do que com o caminhão porta a porta. Nossa ideia é expandir isso com o tempo", conta Tomaz.

Qualquer morador que quiser ter um contêiner para entregar recicláveis perto de sua casa ou condomínio pode fazer o pedido pelo telefone 156.

Embora sejam práticos e estejam em uso há anos em cidades de países como a Espanha, os contêineres enfrentam desafios, como a falta de espaço nas calçadas e ruas para a sua instalação, o mau uso e o vandalismo.

Para a prefeitura, aumentar a reciclagem também é uma forma de melhorar as finanças. "O aterro que fica na cidade de São Paulo tem vida útil de mais dez anos. É complicado encontrar terrenos e ninguém quer um aterro perto de sua casa. Quando ele encher, vamos ter de mandar o lixo para lugares mais distantes, o que aumentará os custos", lembra Tomaz.

"Entre 4% e 5% do orçamento da cidade vai para a gestão do lixo. Isso representa R$ 2,5 bilhões por ano", diz o presidente da Amlurb. "Ao reciclar mais, reduzimos o gasto para a cidade e geramos renda para as cooperativas."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 9 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 10 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 3 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

politica Bolsonaro Há 9 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 11 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo Espanha Há 5 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

fama Betinho Há 11 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas