Defesa do Corinthians de Carille é tão falha quanto a de Ventura

O fraco desempenho da defesa e as atuações irregulares no ataque foram fatores decisivos para a demissão de Jair no início de dezembro

© Rodrigo GazzanelAg. Corinthians

Esporte Corinthians 23/02/19 POR Estadao Conteudo

A defesa do Corinthians de Fábio Carille de 2019 neste início de temporada tem o mesmo desempenho do começo de trabalho de Jair Ventura, técnico demitido no final do ano passado. Os dois sofreram 13 gols nos primeiros 11 jogos disputados.

PUB

O fraco desempenho da defesa e as atuações irregulares no ataque foram fatores decisivos para a demissão de Jair no início de dezembro. Contratado em setembro para substituir Osmar Loss, o filho de Jairzinho deixou o Corinthians com aproveitamento de apenas 31,5%. Ele conquistou quatro vitórias, seis empates e nove derrotas. Foi o pior desempenho desde o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2007. A zaga do ex-treinador era formada por Léo Santos e Henrique.

Carille não corre risco de demissão por causa dos problemas defensivos. O título brasileiro de 2017 e as conquistas do Campeonato Paulista de 2017 e 2018 dão ao treinador estofo para superar crise e fazer experimentações.

Auxiliar do Santos serve como ponto de equilíbrio de Sampaoli

Os corintianos estranham, pois Carille sempre foi um especialista em sistemas defensivos, a base de suas conquistas. Em 2019, porém, ainda não conseguiu repetir o feito. Os números representam marca negativa no currículo do treinador. A temporada atual registra o pior início do comandante desde que começou a carreira como técnico. Há cinco anos, o time não tem uma defesa tão ruim. Mano Menezes, um dos principais responsáveis por esse DNA defensivo, era o treinador quando o time levou 16 gols em 11 partidas.

Após o jogo com o Avenida, quando o time levou dois gols em nove minutos e correu riscos de ser eliminado em casa na Copa do Brasil, o treinador foi enfático. "A gente precisa parar de tomar gols o quanto antes", reclamou. "É preciso atenção e também uma cobrança maior da minha parte e da comissão técnica", concluiu.

Mesmo com as estatísticas ruins, Carille afirma que a zaga titular vai continuar sendo formada por Manoel e Henrique. Os outros concorrentes são Marllon, Léo Santos - que pode ser emprestado para o Fluminense - e Pedro Henrique. O uruguaio Bruno Méndez já fez exames médicos e aguarda liberação do seu clube, o Montevideo Wanderers, para ser apresentado oficialmente.

Carille argumenta que deu oportunidades para todos os zagueiros e que precisa dar entrosamento e ritmo de jogo para os dois titulares. "Eu coloquei todos para jogar. (O erro) Faz parte, é um início, é uma dupla nova. (A dupla) É o que eu acredito nesse momento, precisamos de mais jogos", disse.

Para o jogo diante do Botafogo, domingo, em Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista, o treinador deverá usar Marllon e Pedro Henrique - os titulares serão poupados para o confronto com o Racing, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, na Argentina.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

mundo Guangzhou Há 9 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo