Covas diz que não emitirá mais Bilhete Único sem identificação

Decreto do prefeito de São Paulo fala em substituir cartão físico e fixa prazo de um ano para usar créditos

© Divulgação

Brasil São Paulo 23/02/19 POR Folhapress

GUILHERME SETO - SÃO PAULO, SP (FOLHARPESS) - Decreto assinado pelo prefeito paulistano Bruno Covas (PSDB) e publicado neste sábado (23) no Diário Oficial do Município estabeleceu diversas mudanças no Bilhete Único.

PUB

Entre elas estão a possibilidade de substituir os cartões físicos por virtuais, o fim da emissão de cartões sem identificação, a redução do prazo de validade de utilização dos créditos e a possibilidade de inserção de anúncios publicitários nos cartões.

+ Depredado e com tapume, relógio da Sé está parado há meses

As mudanças promovidas no Bilhete Único estão relacionadas, em grande medida, ao aumento da segurança do sistema, a diminuição de fraudes e a redução de gastos.

A substituição dos cartões físicos por virtuais permitiria à prefeitura a implantação de um modelo em que celulares seriam utilizados para a identificação de usuários nas catracas. Em sua passagem pela prefeitura, o atual governador paulista João Doria (PSDB) afirmou que acabaria com os cartões físicos, tal como havia visto em viagem pela Coreia do Sul.

Com isso, o sistema ganharia em segurança e os recursos para emissão de cartões seriam economizados.

A prefeitura tem se esforçado para fazer com que os usuários passem a utilizar os cartões com identificação desde o começo do ano. Recentemente, impôs limite de 10 cargas (R$ 43 no valor atual da tarifa) aos bilhetes sem identificação.

Com o decreto, ficou definido que não será mais emitido esse tipo de cartão. Os usuários podem solicitar um cartão com identificação gratuitamente em um posto de atendimento da SPTrans (empresa responsável pelo transporte coletivo na capital) nos terminais de ônibus de São Paulo e, em seguida, pedir a transferência dos créditos que possuem nos que não tem identificação.

Até a publicação do decreto, os créditos dos Bilhetes Únicos podiam ser utilizados em até cinco anos. A partir deste sábado (23), os valores terão que ser consumidos em até um ano, aumentando assim a periodicidade das recargas e reduzindo a possibilidade de fraudes.

O decreto também abre possibilidade de que o bilhete possa ser usado futuramente não apenas nos metrôs, ônibus e trens, mas também em modais não motorizados, como a bicicleta e os patinetes.

Como maneira de capitalizar o sistema de transporte municipal, caracterizado por grandes somas de subsídio da prefeitura, a gestão Covas também incluiu a possibilidade de exploração comercial dos cartões do Bilhete Único por meio de anúncios publicitários.

O texto estabelece que essa exploração poderá se prolongar até o momento em que o Bilhete Único seja concedido para a iniciativa privada, tal como planejado pela administração tucana, mas que ainda não saiu do papel.

No início do ano, a prefeitura decidiu aumentar a tarifa de ônibus de São Paulo para R$ 4,30, acompanhando decisão tomada em âmbito estadual por Doria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 19 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 21 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo Insólito Há 2 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 20 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

mundo México Há 2 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

politica Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite