Rio Open: Sérvio Djere vence jovem canadense e fatura 1º título de ATP

E Djere levou a melhor neste domingo ao derrubar o talento precoce do rival de 18 anos pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, em duas horas de partida

© FotoJUmp

Esporte TÊNIS 24/02/19 POR Estadao Conteudo

Foi uma final inesperada. Longe da lista de favoritos do Rio Open, o sérvio Laslo Djere e o canadense Felix Auger-Aliassime eram desconhecidos do público e ainda não exibem um currículo de respeito, mas acabaram fazendo um bom duelo na decisão do maior torneio do Brasil, no saibro do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. E Djere levou a melhor neste domingo ao derrubar o talento precoce do rival de 18 anos pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, em duas horas de partida.

PUB

Numa decisão que contava com estreantes em uma final deste nível, Djere fez valer a maior experiência e a confiança em alta para faturar seu primeiro título de nível ATP. E logo num torneio ATP 500, o que vai lhe valer um salto no ranking. O atual 90º do mundo deve aparecer no 37º posto nesta segunda-feira em sua melhor posição da carreira. Mesmo derrotado na final, Aliassime trocará o 104º pelo 59º posto da ATP, em sua melhor performance no ranking.

+ Jogador supostamente embriagado foge da PM, bate carro e é preso

O começo da final foi marcado pelo nervosismo de ambos os jogadores. Djere, de 23 anos, e Aliasssime, de 18, alternaram duas quebras de saque nos primeiros games. O sérvio obteve uma a mais e abriu vantagem. O canadense, que terminou o jogo com nove duplas faltas, oscilou no serviço e acabou sofrendo outra quebra, permitindo ao rival fechar o primeiro set.

No intervalo entre os dois primeiros sets, Djere recebeu atendimento médico, mas parecia exibir bom físico para a sequência do jogo. Tomou um remédio e foi para a segunda parcial.

Depois da irregularidade exibida na primeira parcial, o jovem canadense começou melhor o segundo set. E parecia disposto a reverter o placar ao iniciar com uma quebra. Abriu 3/1 no placar e exibia confiança. Mas logo o cansaço bateu e a falta de costume em disputar jogos deste nível em série - ele nunca havia alcançado a semifinal de um torneio ATP - ficou evidente.

Para piorar, o forte calor e a alta umidade afetavam ainda mais o físico do canadense. Djere percebeu a queda do rival e passou a ser mais agressivo. Com uma quebra, virou o placar para 4/3. E Aliassime passou a sofrer para confirmar seus games de serviço. Até que, no 12º game, a pressão aumentou e o canadense precisou salvar quatro match points. No quinto, o sérvio não perdoou e sacramentou o triunfo.

A vitória coroou a grande campanha do sérvio numa edição do Rio Open desfalcada de grandes nomes e com os favoritos eliminados logo na primeira rodada. Djere foi justamente um destes algozes ao eliminar o austríaco Dominic Thiem, número 8 do mundo e maior candidato ao troféu. Depois derrotou promessas do circuito, como o norueguês Casper Ruud.

A dura sequência de jogos não foi o único obstáculo do campeão no Rio. Na véspera da final, ele revelou problemas familiares à imprensa. Sua mãe foi diagnosticada com câncer quando o tenista tinha 15 anos e acabou morrendo dois anos depois. Em dezembro de 2018, seu pai também faleceu por causa da doença.

"Infelizmente, eles não puderam estar aqui hoje", disse o sérvio, com o troféus em mãos. "Foi a semana dos meus sonhos. Tantas coisas foram conquistadas aqui. Estou muito feliz, empolgado e emocionado agora. Consegui me manter concentrado durante todo o jogo e este jogo foi um desafio mental e físico para mim."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 11 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 13 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 12 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana