EUA anunciam sanções contra governadores venezuelanos aliados a Maduro

Os governadores sancionados são Omar Prieto (do estado de Zulia), Rafael Lacava (Carabobo), Ramon Carrizalez (Apure) e Jorge Garcia Carneiro (Vargas)

© REUTERS / Luisa Gonzalez 

Mundo Imbróglio 25/02/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (25) sanções contra quatro governadores de estados venezuelanos ligados ao governo de Nicolás Maduro, pela obstrução da entrega de ajuda humanitária.

PUB

Por nota, o Departamento de Estado disse que "o ilegítimo regime de Maduro impediu que a ajuda humanitária, desesperadamente necessária, entrasse na Venezuela e se envolveu em corrupção em detrimento do povo venezuelano, em alguns casos envolvendo violações de direitos humanos".

Os governadores sancionados são Omar Prieto (do estado de Zulia), Rafael Lacava (Carabobo), Ramon Carrizalez (Apure) e Jorge Garcia Carneiro (Vargas).

+ Uruguai adverte para risco grave de guerra civil ou intervenção

Na nota, o governo dos EUA "reafirma nosso chamado aos funcionários venezuelanos e forças de segurança para permitir que a comida e os remédios entrem e sejam distribuídos pelo país".

"As sanções dos Estados Unidos não precisam ser permanentes, elas pretendem mudar comportamentos", diz o Departamento de Estado. O anúncio ocorre depois da tentativa de entrega humanitária organizada pela oposição neste sábado (23), que foi contida pelas forças de Maduro nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil.

Nesta segunda, Mike Pence, vice-presidente dos EUA, participa de um encontro do Grupo de Lima, conjunto de 14 países das Américas que buscam uma solução para a crise na Venezuela. A cúpula é realizada em Bogotá, na Colômbia.

Pence também se reunirá com Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, incluindo Estados Unidos e Brasil.

+ Representantes de 15 países discutem na Colômbia a crise venezuelana

Também nesta segunda, os EUA pediram ao Conselho de Segurança da ONU que se reúna para discutir a situação da Venezuela nesta terça (26), disseram diplomatas à agência Reuters.

Os Estados Unidos têm pressionado o Conselho de Segurança a formalmente pedir novas eleições na Venezuela, que seriam realizadas de forma justa, livre e confiável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Profissões Há 11 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

justica Violência Há 11 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Equador Há 1 Hora

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Utah Há 10 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 9 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

esporte Óbito Há 8 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

fama Nicole Kidman Há 10 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 8 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Aliia Nasyrova Há 10 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

mundo Ucrânia Há 7 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos