UE e Liga Árabe encerram cúpula inédita e prometem cooperação

Próxima reunião entre os blocos ficou agendada para 2022

© REUTERS / Mohamed Abd El Ghany

Mundo Encontro 25/02/19 POR ANSA

Líderes da União Europeia e da Liga Árabe encerraram nesta segunda-feira (25) uma cúpula inédita entre os blocos, realizada em Sharm El-Sheikh, no Egito. Ao fim de dois dias de discussões, que envolveram temas como terrorismo, crises regionais e a questão palestina, foi concordado que o encontro passará a ser fixo, com a próxima edição em 2022, em Bruxelas, na Bélgica.   

PUB

Os mais de 30 líderes políticos também prometeram aumentar a cooperação em várias áreas, além de ressaltarem a importância dos esforços para se alcançar a paz, em "concordância com as leis internacionais".

"Discutimos a importância de preservar a arquitetura internacional de não proliferação nuclear, prevista no Tratado de não-proliferação de armas nucleares, e o objetivo de um Médio Oriente livre de armas de destruição em massa", diz o texto final do encontro.   

"Reiteramos o nosso compromisso para estabelecer uma solução com dois Estados, com base nas resoluções das Nações Unidas", completou a declaração sobre o reconhecimento do Estado da Palestina.   

+ Grupo de Lima defende eleições na Venezuela e rejeita intervenção

O anfitrião da reunião, o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, disse que foi "uma cúpula histórica", com uma discussão "aberta e frutífera". No entanto, ele admitiu que existem "diferenças" de análise entre os europeus e os árabes em relação ao motivo das crises regionais e nas formas de abordá-las, assim como para a aplicação da pena de morte. O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, teve um encontro bilateral com Sisi durante a cúpula, durante o qual falou sobre as investigações do assassinato do jovem italiano Giulio Regeni em 2016, no Egito, caso considerado ainda "uma ferida aberta".

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou, por sua vez, que é preciso trabalhar com mais unidade e de forma mais coletiva para dar resposta à crise de fome, ao conflito, ao terrorismo e ao deslocamento de pessoas, entre eles o tráfico de seres humanos.   

+ Oposição britânica vai apoiar novo plebiscito sobre brexit, diz líder

Além disso, Tusk afirmou que a UE e a Liga Árabe estão "determinados" a melhorar os esforços para preservar a ordem internacional e a legalidade.   

O documento final foi estabelecido depois que os líderes europeus e os árabes não conseguiram chegar a um acordo de declaração em uma reunião preparatória que aconteceu em Bruxelas, no princípio de fevereiro. Por isso, a cúpula era vista com ceticismo. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 14 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 23 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 22 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 23 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 21 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 23 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

mundo Reino Unido Há 18 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 20 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 22 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 23 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros