3 dicas para não abusar da bebida no carnaval

Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido ao consumo excessivo de álcool

© REUTERS / Pilar Olivares 

Lifestyle SAÚDE 27/02/19 POR Notícias Ao Minuto

Pular, dançar, se divertir e brincar todos os dias de folia até o corpo dizer “chega!” farão parte da rotina de milhões de brasileiros nos próximo dias. Curtir o carnaval é fundamental, mas não descuidar da saúde, do equilíbrio do organismo é ainda mais essencial, principalmente quando o assunto é excesso de consumo de álcool. A cultura da ingestão exagerada de bebida alcóolica no carnaval é extremamente forte e disseminada, sobretudo, entre os jovens. Por isso, medidas simples ajudam a minimizar os efeitos do álcool e manter a saúde em equilíbrio.

PUB

+ 5 dicas e cuidados com a alimentação durante o Carnaval

“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido ao consumo excessivo de álcool. O índice chega a 4% do total da mortalidade mundial e é maior do que as mortes registradas em decorrência da aids ou tuberculose”. Isto é, é ainda mais imprescindível o cuidado com o excesso de álcool, uma vez que ele pode ser letal.

Abaixo, a chefe do serviço de nutrição do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa do Rio de Janeiro, Bia Rique, listou três dicas simples e objetivas para entender como o organismo absorve o excesso de álcool e o que fazer para minimizar seus efeitos.

Sede, perda de líquido e desidratação: Nesse período de muito calor e bebidas alcoólicas em abundância, é preciso pensar em como ajudar as pessoas no controle de consumo de álcool. Muitas não sabem que a sede é um sinal tardio no cérebro. Ou seja, quando a pessoa chega a sentir sede, a perda do líquido do organismo já atingiu 2%. Esse mecanismo é ainda mais desregulado em crianças e idosos. Por isso, essas faixas etárias desidratam com mais facilidade.

Atenção à dupla verão e bebida alcoólica: As bebidas alcoólicas refrescantes – como cerveja, caipirinha, espumante, vinho branco ou rosé –, por serem geladinhas, criam a ilusão de que matam a sede. Um bom exemplo pode ser visto em uma roda de samba, ambiente onde a pessoa se movimenta bastante. Quando menos espera, já ingeriu várias cervejas ou caipirinhas, pois no fundo está usando a bebida alcoólica para matar a sede sem perceber.

Solução: Beba muita água, chás gelados, limonada ou mate sem açúcar e só comece a consumir álcool quando estiver tão hidratado que não consiga ver mais líquido. Nesse caso, a bebida vai ser usada pra dar prazer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 19 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 18 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 19 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 12 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 11 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 17 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 17 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 17 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 17 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos