Michelle Bolsonaro garante apoio a pacientes com doenças raras

Primeira-dama participou de sessão solene em comemoração ao Dia Mundial das Doenças Raras no Congresso

© Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Política Congresso 27/02/19 POR Estadao Conteudo

Ao deixar a sessão solene em comemoração ao Dia Mundial das Doenças Raras no Congresso, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, afirmou nesta quarta-feira, 27, que vai participar de "todos" os programas sociais do governo destinados a pessoas com deficiências e doenças raras. A mulher do ministro da Justiça, Sergio Moro, também estava presente ao evento.

PUB

Ao chegar para a sessão, a primeira-dama foi abordada por diversos parlamentares que queriam cumprimentá-la e tirar fotos. Ela sentou na mesa da presidência do Senado e fez um breve discurso na tribuna, no qual destacou a "missão" que assumiu como primeira-dama de lutar pela "conscientização profunda sobre a realidade de pessoas com deficiência".

"Essas enfermidades alteram a qualidade de vida não só dos pacientes, mas de toda família, causando dor para os raros e seus cuidadores", declarou. Ela destacou a importância de valorizar pesquisas e políticas públicas como principais eixos de atuação para auxiliar pacientes, agentes de saúde, instituições sociais e familiares. "Contem com o meu apoio, pois essa é minha luta", concluiu Michelle. Ao final, fez gestos em Libras.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanhou o evento e mencionou Michelle em sua fala. Ele contou que a primeira-dama "solicitou olhar muito atento a todas as doenças raras". Ela teria solicitado um foco maior para a doença epidermólise bolhosa (EB), e por isso o ministro já teria começado a visitar organizações que atuam neste tipo de tratamento.

"Devemos ampliar acesso aos curativos de melhor qualidade e com maior capilaridade em todo Sistema Único de Saúde (SUS)", disse o ministro.

No discurso em Libras feito na posse presidencial, Michele assumiu compromisso para desenvolver ações para surdos e pessoas com deficiência. No início do ano, ela também procurou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para iniciar um diálogo sobre o tema, mas sem especificar ações.

"Gostaria de modo muito especial de dirigir-me à comunidade surda, às pessoas com deficiência e a todos ia aqueles que se sentem esquecidos: vocês serão valorizados e terão seus direitos respeitados. Tenho esse chamado no meu coração e desejo contribuir na promoção do ser humano", declarou Michele na cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 7 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 7 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 7 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

lifestyle Suor Há 4 Horas

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

tech Rede Social Há 5 Horas

TikTok também poderá ser banido na Europa

mundo Utah agora mesmo

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama Demi Moore Há 5 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

fama Inglaterra 30/04/24

Rei Charles retorna às atividades reais após tratamento contra o câncer

brasil Saúde Há 21 Horas

Brasil ultrapassa os 4 milhões de casos de dengue

mundo Aliia Nasyrova agora mesmo

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros