Morre no Rio o ator e comediante Jorge Loredo

Mais conhecido pelo personagem que criou, Zé Bonitinho, o ator e humorista Jorge Loredo morreu hoje (26) aos 89 anos, no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio. Ele estava internado desde o último dia 12, na Unidade Cardio-Intensiva (UCI).

© aratuonline

Brasil Óbito 26/03/15 POR Agência Brasil

De acordo com nota divulgada pelo hospital, Loredo lutava há anos contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave e um enfisema pulmonar. Loredo morreu de falência múltipla de órgãos.

PUB

Carioca, criado no bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade, Loredo teve a infância e a juventude marcadas pela doença. Aos 12 anos, foi diagnosticado com osteomelite na perna esquerda. Aos 20 anos, teve uma tuberculose e foi internado em um sanatório. Após receber alta, decidiu cursar uma escola de teatro, com a intenção de ser ator dramático. Em sua primeira audição, foi aprovado ao interpretar um monólogo cômico.

O personagem Zé Bonitinho surgiu na década de 60, no programa Noites Cariocas, da extinta TV Rio. Loredo buscou inspiração em um amigo com fama de conquistador e deu vida ao tipo que usava topete, bigodinho, gravata borboleta, grandes óculos, fazia trejeitos exagerados e se anunciava em bordões como irresistível e o “gostosão das mulheres”.

O personagem passou por diversos programas humorísticos da televisão, entre eles a Escolinha do Professor Raimundo, comandada por Chico Anysio, e A Praça é Nossa, de Carlos Alberto da Nóbrega. Loredo também atuou no cinema. Sua filmografia soma 12 títulos, de 1959 a 2011.

Para o também comediante Castrinho, que conheceu o colega ainda nos tempos da TV Rio, Loredo era uma figura maravilhosa. “Guardadas as devidas proporções, ele conseguiu fazer de Zé Bonitinho o que Chaplin fêz com Carlitos. Ninguém no mundo vai fazer o Carlitos e ninguém vai fazer o Zé Bontinho. Era uma coisa dele, criada por ele e para o público”, disse.

Fora da vida artística, o comediante era advogado, especialista em direito previdenciário e do trabalho. O corpo de José Loredo será velado a partir das 9h de amanhã (27), no Memorial do Carmo, no Caju, zona norte do Rio. A cerimônia de cremação está prevista para às 15h. 

* Colaborou Glaucus Arruda, repórter do radiojornalismo da EBC no Rio de Janeiro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 15 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

mundo Bioparc Há 12 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

justica Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 6 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 13 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 14 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 9 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 14 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 14 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA