PIB mostra que transportes por app ajudam na retomada dos investimentos

O setor é formado basicamente pelo segmento da construção e por máquinas e equipamentos

© Reuters

Economia mercado 28/02/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Os investimentos na economia (a chamada formação bruta de capital fixo) reagiram em 2018 e cresceram 4,1% -o primeiro desempenho positivo após quatro anos consecutivos de queda, que, no total, chegou a 30%.

PUB

O setor é formado basicamente pelo segmento da construção e por máquinas e equipamentos.

Segundo Rebeca Palis, coordenadora de contas nacionais do IBGE, a importação e produção interna de bens de capital compensaram a queda verificada no setor de construção, a única atividade a registrar variação negativa em 2018 (-2,5%).

Entenda o que é o PIB e como é feito o cálculo

Outro fator importante a contribuir positivamente para a alta dos investimentos em 2018 foi o crescimento do transporte feito por aplicativo, já que a compra de um automóvel para esse tipo de serviço, assim como a compra de automóveis feita por locadoras, é considerada investimento (e não consumo). A modalidade tem ajudado ainda a engordar os lucros das locadoras de veículos.

Para o IBGE, a compra de veículos para trabalho conta como investimento, e não como consumo das famílias.

Embora o efeito da paralisação dos caminhoneiros sobre o PIB como um todo tenha sido negativo, o impacto sobre os investimentos foi positivo, disse Palis. Isso porque várias empresas aumentaram a frota própria de caminhões e ônibus, o que também é considerado investimento.

Palis destacou ainda que os investimentos também foram ajudados pelo efeito contábil da mudança da contabilização das plataformas de petróleo, mas o investimento, disse ela, seria positivo de qualquer jeito.

Já a queda na construção foi resultado de um conjunto de fatores como a redução de 2,4% da ocupação na construção, queda real do crédito destinado ao setor, além do recuo dos gastos do governo com infraestrutura.

A despeito do bom desempenho no ano, os investimentos encerraram 2018 em marcha lenta, influenciados em especial pelos efeitos das incertezas eleitorais sobre o ânimo de investir dos empresários.

No último trimestre do ano, os investimentos caíram 2,5% em relação ao trimestre anterior. Sobre igual trimestre de 2017, a alta foi de 3%.

Segundo o IBGE, a construção vem perdendo peso no PIB e hoje representa 47% da formação bruta de capital fixo; máquinas e equipamentos ficam com 38%. O restante fica com outros.

Puxada por máquinas e equipamentos, em especial pelo setor automotivo, a taxa de investimento alcançou 15,8% em 2018, ante 15% em 2017 -a melhor desde 2015.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada