Cristo Redentor ganha iluminação roxa no Dia Mundial da Epilepsia

Monumentos localizados em diferentes pontos do país recebem na noite desta quinta-feira (26) iluminação roxa especial.

© DR

Brasil Rio de Janeiro 26/03/15 POR Agência Brasil

O objetivo é promover a campanha do Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia e celebrar o Dia D da campanha, conhecido como Purple Day, ou Dia Roxo. No Rio de Janeiro, o monumento escolhido foi o Cristo Redentor.

PUB

De acordo com os organizadores do Purple Day, dez monumentos brasileiros receberão iluminação especial. No Rio de Janeiro, o escolhido foi o Cristo Redentor. Para os organizadores da campanha, além da conscientização da epilepsia,  a iniciativa é uma forma de levar informações sobre o assunto para a população, combater o preconceito e promover a inclusão social de pessoas portadoras da doença.

A data foi criada em 2008 pela canadense de nove anos Cassidy Megan, em parceria com a Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A ideia é que as pessoas vistam uma peça de roupa na cor roxa em apoio à causa. A representação da epilepsia com o roxo é uma comparação da doença com a lavanda, flor frequentemente associada à solidão. No caso da doença, a lavanda simboliza os sentimentos de isolamento que afetam pessoas com epilepsia.

Ao longo da semana, os responsáveis pela campanha distribuiram panfletos com informações sobre a doença e de como proceder em casos de crises. No Rio de Janeiro, o encontro ocorrerá no domingo (28), a partir das 10 horas. em frente à estação do metrô Cardeal Arcoverde, em Copacabana, zona sul da cidade.

Também estão iluminados de roxo a prefeitura do Recife, o Jardim Botânico de Curitiba , Congresso Nacional, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a sede da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, a epilepsia é uma doença neurológica e ocorre quando há uma desorganização entre os neurônios, afetando o funcionamento de um grupo deles. O tipo de crise está relacionado à área do cérebro com essa disfunção.

Apenas em 2014, ela entrou no ranking das doenças do cérebro. Até então, a doença era tratada como condição. Segundo a academia, o fator desencadeante mais comum é a falta de aderência ao medicamento, que ocorre quando o paciente acredita que tomou o remédio, mas esqueceu. A privação do sono, febre e associação com medicamentos que diminuem a eficácia dos medicamentos antiepiléticos são outras causas recorrentes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 16 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show