Cordel do Fogo Encantado, Tumaraca e Ubuntu emocionam Marco Zero

O jovens da Orquestra Criança Cidadã marcaram presença com interpretações para “Asa branca”, “Trenzinho caipira”, Bolero de Ravel” a “Praiera”

© Sérgio Bernardo/PCR

Cultura Pernambuco 01/03/19 POR Notícias Ao Minuto

Foram dias e muitas horas de dedicação. E a recompensa veio tanto para as centenas de pessoas que participaram dos ensaios como para quem se deslocou até o Bairro do Recife, nesta quinta (28), para acompanhar os espetáculos de celebração à ancestralidade africana. O Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro e o Tumaraca – Encontro de Nações – com a participação histórica do Cordel do Fogo Encantado – mostraram a força e a beleza da cultura negra.

PUB

As celebrações começaram cedo. Às 7h, representantes de 24 afoxés se reuniram no Pátio de São Pedro onde babalorixás e ialorixás prepararam o Amaci/ Omi Eró (Banho com Ervas). Perto do fim da tarde, os grupos saíram em cortejo da altura da Mariz e Barros. Na chegada ao Marco Zero, a porção feita mais cedo foi usada para lavar o local, numa cerimônia marcada pela emoção e reverência. Veja fotos clicando aqui.

Ao som do ijexá, os integrantes dos afoxés tomaram conta do chão e do palco do Marco Zero. As cores das vestimentas e estandartes se integravam aos efeitos dos modernos telões armados no principal polo de shows do Carnaval do Recife e aos primeiros movimentos de despedida do sol – que se refletiam num bonito espetáculo no céu. “O afoxé quer dizer ‘dança de rua’. Isso é a nossa força, é o nosso axé. A nossa fé é milenar. Não somos escravos, porque isso não é descendência, é submissão. Somos descendentes sim, de africanos. Axé!”, saudou Pai Ivo de Xambá.

Veja também: Carnaval: veja onde estão as melhores festas no Brasil!

Bolsonaro é alvo de protesto no show da BaianaSystem em Salvador

Em seguida, clarins anunciaram a chegada das 12 nações de maracatu de baque virado e seus 700 batuqueiros. O conjunto formado por mestres de cada nação cuidava da regência dos tambores e do andamento da execução, enquanto o coral feminino negro Voz Nagô ecoava suas vibrantes melodias pelo Bairro do Recife. O grupo acompanhou o saudoso Naná Vasconcelos durante anos, quando o mestre comandava o espetáculo que ele mesmo concebeu.

O jovens da Orquestra Criança Cidadã marcaram presença com interpretações para “Asa branca”, “Trenzinho caipira”, Bolero de Ravel” a “Praiera”. Esta música de Chico Science & Nação Zumbi serviu como introdução de um pot-pourri que incluia “A cidade”, também de CSNZ, além de “Maracatu atômico” – composição de Jorge Mautner.

Ao potente som das alfaias foram somados gritos e aplausos entusiasmados. Era hora da participação do Cordel do Fogo Encantado. Lirinha, Nego Henrique, Emerson Calado, Rafa Almeida e Clayton Barros se integraram ao Voz Nagô e aos batuqueiros das 12 nações e com elas e eles tocaram “Preta”, “Boi Luzeiro”, “Chover” e “Pedrinha”. O público cantou com força as quatro canções e se contagiou com a emoção e a força que emanava do palco. O mestre Naná ficaria feliz em ver a continuidade do que ele iniciou. Com informações da Prefeitura de Recife.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens