Após prêmios de 'Roma', Steven Spielberg quer barrar Netflix no Oscar

Cineasta americano acredita que longas de empresas de streaming devem concorrer ao Emmy

© Getty Images

Cultura Cinema 02/03/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após trajetória premiada que teve como desfecho a vitória em três categorias do 91º Academy Awards, no último domingo (24), o filme "Roma" continua gerando controvérsia em Hollywood.

PUB

Dono das estatuetas de melhor direção, filme estrangeiro e fotografia da temporada, o longa de Alfonso Cuarón está sob os holofotes desde seu lançamento pela plataforma de streaming Netflix. Agora, entrou na mira de uma das personalidades mais influentes da indústria cinematográfica americana.

+ Segunda noite de carnaval em SP começa com desfile da Águia de Ouro

De acordo com o portal especializado IndieWire, Steven Spielberg -que assim como Cuarón venceu o Oscar de direção duas vezes, por "A Lista de Schindler" (1993) e "O Resgate do Soldado Ryan" (1998)- quer que futuras produções cinematográficas de serviços de streaming não sejam elegíveis à premiação.

Representante do ramo de diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Spielberg quer apoiar medidas que mudem as regras para as nomeações ao Oscar e pretende levar suas opiniões para a próxima reunião de dirigentes da Academia, em abril.

"Steven tem fortes opiniões sobre as diferenças entre lançamentos para o streaming e para os cinemas", disse um porta-voz da Amblin Entertainment, produtora do cineasta. "Ele ficará feliz se outros o apoiarem nesta campanha quando a hora chegar."

Não é a primeira vez que o diretor de 72 anos se posiciona contra serviços como a Netflix. Ele já havia dito que filmes lançados por empresas de streaming deveriam concorrer ao Emmy, não ao Oscar. A premiação televisiva, inclusive, tem categorias voltadas a filmes feitos para a TV.

Entre os argumentos de Spielberg está o fato de a Neftlix se recusar a divulgar dados sobre audiência e bilheteria. O lançamento de filmes de forma limitada nos cinemas, apenas para torná-los elegíveis a premiações, a janela entre a exibição nos cinemas e no streaming e a milionária campanha de publicidade para "Roma" também são pontos destacados.

Em 2019, a Neftlix lançará outro forte concorrente para a próxima temporada de premiações. Dirigido por Martin Scorsese, o longa "O Irlandês" tem Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel no elenco e é aguardado com expectativa por fãs de cinema.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 13 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 22 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 18 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 22 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 15 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'