Responsável por investigação não descarta falha mecânica

Responsável por investigação não descarta falha mecânica no Airbus

© Reuters

Mundo Airbus 28/03/15 POR Agência Brasil

O responsável pela investigação francesa sobre o acidente com o avião da Germanwings não descarta a possibilidade de uma falha do aparelho ou outras hipóteses, apesar de a investigação se concentrar no papel e na personalidade do copiloto.

PUB

“Embora seja necessário estabelecer prioridades em uma investigação, de forma a incluir o máximo de possibilidades, não temos o direito de excluir outros cenários, incluindo a mecânica, até porque não ficou demonstrado que o aparelho não apresentava alguma dificuldade”, disse o general Jean-Pierre Michel.

Michel mudou-se para Düsseldorf para liderar a missão conjunta com a polícia alemã. Ele disse que não tem ainda todos os elementos técnicos sobre o acidente, destacando que a análise da segunda caixa-preta, se ela chegar a ser encontrada, será particularmente esclarecedora.

A análise da gravação dos sons da cabine de comando do avião da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses na terça-feira (24), concluiu que o piloto se ausentou da cabine, provavelmente para ir ao banheiro, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.

Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controle e os alarmes do próprio aparelho.

O avião acabou por bater em uma montanha, matando os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo. “O avião pertencia a uma companhia alemã e transportava certo número de vítimas alemãs, por isso a polícia alemã é diretamente afetada”, disse Michel. Ele assegurou que a França vai colaborar com os trabalhos com total transparência.

Toda a informação que a França reunir, acrescentou o general, será transmitida à Alemanha e vice-versa. Segundo ele, a cooperação permitirá ajustar a investigação conjunta, com base nas informações disponíveis.

“A dificuldade está principalmente em saber a razão pela qual o avião caiu, as condições em que isso ocorreu e dar uma resposta às famílias”, disse o general, que está em Düsseldorf com dois especialistas franceses. Ele informou que permanecerá na Alemanha o tempo necessário.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens