Carmelitas e mais 60 blocos desfilam nesta terça-feira no Rio

Quem também deve atrair uma multidão é a Orquestra Voadora, que espera receber 80 mil pessoas no Aterro do Flamengo, a partir das 15h

© PeopleImages / iStok

Cultura CARNAVAL 05/03/19 POR Agência Brasil

Em seu 29º carnaval, o Carmelitas surgiu, como muitos blocos cariocas, de uma brincadeira entre amigos. “O bloco foi fundado por um grupo de rapazes que jogava ‘pelada’ onde hoje é o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Essa galera bebeu um pouco demais e resolveu fundar um bloco. E o bloco deu suas primeiras batucadas em agosto de 1990”, explica o diretor Alvanísio Damasceno.

PUB

Para ele, a popularidade do Carmelitas deve-se a dois fatores. “Ele sai em Santa Teresa, que já é um bairro charmoso por si só. As pessoas chegam lá e ficam deslumbradas. E, em segundo, o apreço que o bloco tem por esse bairro. A gente tem sempre uma questão territorial mais forte que os outros blocos. A gente sempre fala do nosso bairro, tanto das coisas boas quanto dos problemas”, diz Damasceno.

+ Vila Isabel, Mangueira e Ilha se destacam no 2º dia de desfiles do Rio

Por pouco, o Carmelitas ficou de fora do carnaval deste ano. Apenas na última sexta-feira (1º), poucas horas antes do primeiro desfile, marcado para aquele dia, o bloco conseguiu autorização do Corpo de Bombeiros.

Outros blocos

Além do Carmelitas, estão previstos hoje blocos que costumam atrair multidões, como o Giro do Arar/Fervo da Lud, que deve levar 100 mil pessoas à rua Primeiro de Março, no centro da cidade, a partir das 10h, para pular ao som da cantora Ludmilla.

Quem também deve atrair uma multidão é a Orquestra Voadora, que espera receber 80 mil pessoas no Aterro do Flamengo, a partir das 15h. Para o segundo desfile de carnaval da Banda de Ipanema, a partir das 17h30, são esperados 50 mil foliões nas ruas do bairro da zona sul.

Pelo menos mais seis blocos esperam arrastar mais de 10 mil pessoas nesta terça-feira: Vagalume o Verde (Jardim Botânico, a partir das 10h), Sobrinhos do Tio Bio (Leblon, a partir das 11h), Empurra que Pega (Leblon, a partir das 15h), Banda das Quengas (Centro, a partir das 18h), Clube do Samba (Copacabana, a partir das 18h) e Banda do Largo da Segunda-Feira (Tijuca, a partir das 18h).

O horário divulgado marca o início dos desfiles, mas muitos blocos começam a concentração duas ou três horas antes dos horários.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula