Você teria coragem de atravessar a 'Ponte do Diabo'?

Dizem que a Ponte Misarela é um lugar místico e que foi construída pelo satanás

Em Portugal: teria coragem de atravessar a 'Ponte do Diabo'?

Ao norte de Portugal, na fronteira entre as cidades de Montalegre e Vieira do Minho, encontra-se uma lendária ponte que dizem ter sido construída pelo Satanás. Situada sobre o rio Rabagão, no coração da Serra do Gerês, a Ponte Misarela, conhecida popularmente como 'Ponte do Diabo', é um lugar místico que você precisa conhecer!

Na galeria, saiba mais sobre essa incrível ponte, as lendas que a rodeiam e até as bênçãos que ela pode trazer para alguém!

© Shutterstock

A data de construção é desconhecida

Estima-se que a estrutura remonte ao período medieval, principalmente devido ao estilo arquitetônico tradicional. De qualquer forma, a ponte encaixa-se com perfeição em meio à vegetação densa.

© Shutterstock

A lenda

Dizem que um terrível bandido tentou fugir da justiça nas montanhas remotas, mas ele logo se viu cercado por seus perseguidores. Numa tentativa desesperada, o criminoso teria saltado sobre o rio Rabagão, mas acabou preso nas colinas à sua volta.

© Shutterstock

Desespero

Era uma noite fria e tempestuosa e o bandido, que não tinha mais fé em Deus, pediu ajuda ao diabo, invocando-o exatamente à meia-noite.

© Shutterstock

Um acordo com o diabo

Satanás imediatamente apareceu e perguntou o que o criminoso queria. O bandido disse que precisava de ajuda para atravessar o rio e, na pressa, prometeu sua alma em troca.

© Shutterstock

Sob uma condição

O pacto foi feito sob a condição de que o bandido andasse sempre em frente e não olhasse para trás. Depois, o diabo fez com que a fina ponte ruísse sobre a violenta corrente do rio.

© iStock

Trato cumprido

O bandido atravessou a ponte o mais rápido possível, sem olhar para trás. Se ele tivesse virado, teria visto a ponte desaparecer no ar antes que seus perseguidores pudessem atravessá-la.

© Shutterstock

Mas a lenda não para por aí

Anos mais tarde, o atormentado criminoso sabia que estava perto de morrer e se arrependeu do trato do passado. Ele lamentou ter feito acordo com o diabo e esperava uma última tentativa para redimir sua alma e não ter que parar no inferno.

© Shutterstock

Ele foi a um padre

O bandido procurou um padre virtuoso que tinha uma paróquia nas terras de Montalegre, cidade que fica ao norte de Portugal. Será que alguém poderia salvar sua alma perdida?

© Shutterstock

O religioso topou o desafio

Disfarçando-se de fazendeiro, o padre partiu para as montanhas onde está o rio Rabagão. O religioso fez exatamente o que o bandido tinha feito anteriormente, chamando o diabo à meia-noite, prometendo sua alma em troca de uma ponte.

© Shutterstock

A ponte amaldiçoada ressurgiu

Quando a ponte de pedra se materializou sobre as correntes furiosas, o padre tirou rapidamente um vaso de água benta debaixo da capa, depois a jogou junto com um ramo de urze enquanto recitava as palavras de um ritual de exorcismo.

© Shutterstock

O Satanás desapareceu

O diabo soltou um grito assustador e a sinistra forma negra desapareceu rapidamente, deixando um ar espesso, cheirando a peixe e enxofre. A ponte de pedra permeneceu no lugar.

© Shutterstock

Sagrada

Desde então, a 'Ponte do Diabo' manteve-se majestosa e pitoresca sobre as margens do Rabagão. A estrutura ganhou supostamente poderes sagrados!

© iStock

Bênçãos de fertilidade

Diz a lenda que se uma mulher não foi capaz de dar à luz, ou se está grávida, mas prevê um parto difícil ou perigoso, ela deve ir no meio da ponte com sua família à noite, segurando uma corda e um copo...

© Shutterstock

Padrinhos

A primeira pessoa que atravessar a ponte se torna o padrinho ou madrinha da criança.

© iStock

Batismo pré-natal

Algumas fontes referem que o futuro padrinho/madrinha deve abaixar o copo até o rio, com ajuda de uma corda para coletar um pouco de água. Essa água deve ser esfregada no ventre da mulher, enquanto se recita uma reza proclamando que a criança deverá ser chamada de Gervásio se for menino, ou Senhorinha se for menina.

© Shutterstock

E se ninguém atravessar a ponte?

A viagem até Misarela deve ser repetida até que as condições ideais sejam cumpridas. Diz a lenda que todos os fetos batizados lá não morrem. Então, pode valer a pena!

© Shutterstock

É estranho, mas parece que funciona

A lenda refere que, há centenas de anos, diversas crianças com o nome de Gervásio e Senhorinha juntaram-se para celebrar o ritual, que poderá ter-lhes salvo a vida.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Outros também usaram a fonte para fugir

No início do século XIX, as tropas francesas usaram a ponte para fugir dos militares britânicos e portugueses durante a Guerra Peninsular. Os soldados teriam corrido tal como o bandido.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

O diabo é um construtor habilidoso

A ponte é elogiada pela sua excelente construção, fixada solidamente nas paredes de granito sobre as margens do rio.

© Shutterstock

Atenção aos detalhes

Outra lenda diz que a enorme rocha que se ergue de um lado da ponte é o 'Púlpito do Diabo'. Acredita-se que é nesse lugar onde o Satanás vai pregar à meia-noite para um conselho de bruxas.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Não acredita nessas lendas?

Então, você teria algum problema para ir à 'Ponte do Diabo' à meia-noite e prometer sua alma ao Satanás para ver se algo acontece?

© iStock

Essa ponte não é assustadora o suficiente?

Que tal dar uma espreitada em outras 'Pontes do Diabo'? Elas existem em vários países, sabia? Veja a seguir!

© Shutterstock

Lifestyle Portugal 07/03/19 POR Notícias Ao Minuto


Ao norte de Portugal, na fronteira entre as cidades de Montalegre e Vieira do Minho, encontra-se uma lendária ponte que dizem ter sido construída pelo satanás. Situada sobre o rio Rabagão, no coração da Serra do Gerês, a Ponte Misarela, conhecida popularmente como 'Ponte do Diabo', é um lugar místico que você precisa conhecer!

PUB

Na galeria, saiba mais sobre essa incrível ponte, as lendas que a rodeiam e até as bênçãos que ela pode trazer para alguém!

Leia também: Cientistas detectam 2º caso de remissão total do HIV

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 8 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 9 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 9 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 7 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia