Juan Guaidó anuncia greve na administração pública

Opositor de Maduro não anunciou a data em que começará a greve, mas garantiu que os trabalhadores despedidos por questões políticas serão protegidos

© DR

Mundo Venezuela 05/03/19 POR Notícias Ao Minuto

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou nesta terça-feira (5) que os trabalhadores da administração pública venezuelana vão realizar uma greve contra o presidente Nicolás Maduro para reivindicar seus direitos.

PUB

"Vamos a uma greve escalada [que vai subindo de intensidade] na administração pública, uma decisão proposta pelos próprios trabalhadores que não querem cooperar com o regime", explicou o político.

Guaidó falava aos jornalistas, em Caracas, após se reunir com membros de vários sindicatos venezuelanos e representantes dos funcionários públicos.

"O momento é agora. O momento chegou. Apoiamos os funcionários públicos para tornar efetiva essa greve, essa paralisação, e que nunca mais utilizem a nossa burocracia para oprimir o povo", disse.

Guaidó não anunciou a data em que começará a "greve escalada", mas garantiu que será feito um registro "dos trabalhadores despedidos por razões políticas".

Amanhã [quarta-feira], o parlamento iniciará reuniões com todos os trabalhadores do setor público. Todos esses desligamentos e toda essa perseguição política contra os trabalhadores fica automaticamente sem efeito, porque toda a autoridade usurpada é nula."

Ele também informou que apresentará no parlamento um projeto de lei que dê garantias aos funcionários públicos para que eles "não se vejam obrigados a cooperar, nunca mais, com a ditadura".

"O jogo mudou na Venezuela. Estamos ouvindo atentamente os nossos trabalhadores, respeitando os direitos sindicais e tabelas salariais (...) vamos trabalhar pelos contratos coletivos e tabelas salariais justas, por sindicatos livres e autónomos", afirmou.

Segundo Guaidó, os "direitos fundamentais" devem ser respeitados porque não são coisa "de esquerdas ou de direitas".

O autoproclamado presidente interino da Venezuela chegou nesta terça ao aeroporto internacional de Caracas, onde foi recebido por uma multidão composta por apoiadores e embaixadores de vários países europeus e latino-americanos, como mostram imagens transmitidas ao vivo.

Guaidó, reconhecido presidente interino venezuelano por cerca de 50 países, regressou à Venezuela após um périplo de uma semana por vários países da região.

Ao fazer essa viagem, o líder da oposição contornou a proibição de saída do país decretada pela Justiça venezuelana por estar em curso uma investigação relacionada à sua autoproclamação como presidente interino, correndo o risco de ser detido quando voltasse à Venezuela.

A crise política na Venezuela se agravou em 23 de janeiro, quando Juan Guaidó se autoproclamou Presidente da república interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, no poder desde 2013, denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Fedya 26/04/24

Conheça o Fedya, o gato vesgo que conquistou a internet

Mundo Guerra 25/04/24

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

Mundo Saúde 25/04/24

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, segundo OMS

Mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

Mundo Itália 26/04/24

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Mundo Multimédia 26/04/24

Motoristas salvam idoso 'trancado' em carro pegando fogo, veja as imagens

Mundo Austrália 26/04/24

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália