Sem luz na favela, mangueirenses fazem a festa na quadra da escola

Sob chuva forte, festa na quadra da escola, com capacidade para 4.500 pessoas, seguiu sem luz, iluminada apenas pelos visores e flashes de celular do torcedores

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cultura comemoração 06/03/19 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A quadra da Mangueira, no pé do morro que leva o mesmo nome na zona norte do Rio, explodiu em festa por volta das 18h, quando a escola foi anunciada campeã do Grupo Especial do Rio.

PUB

Uma chuva forte caía no bairro e a festa se deu no local com capacidade para 4.500 pessoas sem luz, iluminada apenas pelos visores e flashes de celular do torcedores.

Com o enredo que prega a resistência dos povos negros e indígenas contra as opressões de colonizadores ocidentais, a festa da vitória transcorria como uma alegoria dos tempos modernos, de como mais de 100 anos após o fim da escravidão essas populações ainda convivem com o descaso da sociedade.

A luz da região acabou no meio da apuração e bolsões de água e árvores caídas pela chuva dificultavam o acesso ao morro que, por volta das 19h, estava com suas ruas tomadas. Como disse a Mangueira em seu samba enredo vitorioso, a festa era um retrato "da luta que a gente se encontra".

+ Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano são rebaixadas no Rio

A multidão aplaudiu quando o carnavalesco Leandro Vieira chegou à quadra da escola, uma hora antes da chegada da taça. Torcedores que giravam latas de cerveja no ar, se abraçavam e cantavam o samba a plenos pulmões, receberam o carnavalesco aos gritos de "fica Leandro".

O pavilhão verde e rosa tremulava próximo ao palco, ao lado da bandeira com o rosto de Marielle Franco, vereadora assassinada no ano passado e que foi homenageada pela escola esse ano ao lado de ícones da luta anti-escravagista, como Luiza Mahins e Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, jangadeiro que liderou uma revolta no Ceará, o primeiro estado a abolir a escravidão no Brasil, em 1884.

"A Mangueira deu voz ao povo negro da favela, do asfalto, de todo o país. Ainda estamos em 1.500, vivendo para suprir essas demandas absurdas de uma elite opressora que quer manter a gente nessa posição. Mas não adianta. Aqui a gente faz samba na chuva, no escuro, onde for", disse Ronie Oliveira, 35, um dos seis compositores do samba campeão.

Enquanto Ronie falava à reportagem o público xingou em coro o prefeito Marcelo Crivella (PRB) que tem reduzido a verba oficial para as escolas e não esconde sua falta de simpatia com a festa popular.

"O samba é a nossa voz e o Carnaval é a nossa maior manifestação. Esse ano foi muito difícil botar tudo de pé, mas a Mangueira mostrou a força que o povo negro tem para lutar", afirmou o compositor.

O casal de torcedores Diego Fernandes, 31 e Daiane Silva, 30, comemorava cantando o samba-enredo. Eles partilham de visão semelhante a do compositor, de que mesmo com tanto tempo decorrido do fim da escravidão, o povo negro carece de respeito e atenção da sociedade.

"Casou tudo nesse samba. A nossa história está ali contada, toda a luta contra a exploração", diz ele, que tem um bloco de carnaval em Volta Redonda (RJ) inspirado na escola. Seus tios são compositores ligados à escola e desde pequeno ele convive com o samba dentro de casa.

Ele diz que independente do governo de ocasião, o Brasil precisa acordar para o drama do racismo, que muitos tentam esconder ou simplesmente não discutir. "Quem diz que não existe racismo no Brasil é porque não viveu na pele."

Às 19h30 a taça já estava na escola, mas a luz ainda não havia voltado. A bateria e o público não pararam um minuto de tocar. Do lado de fora, um mar de cabeças balançava no horizonte totalmente escuro.

Fernandes disse que a festa não tinha hora para acabar. Sua única certeza era que cedo de manhã será hora de pegar no batente de metalúrgico. "É na luta que a gente se encontra", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico