Rebaixada em SP, Vai-Vai é alvo de investigação e enfrenta racha

Escola enfrenta uma investigação por desvio de verba pública, dívida milionária com fornecedores e um racha interno

© REUTERS

Brasil Escola 07/03/19 POR Folhapress

 

PUB

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O resultado amargo deste ano para a escola de samba Vai-Vai, rebaixada pela primeira vez para o Grupo de Acesso após ficar em último lugar na apuração, escancarou a crise institucional que corrói a história da maior campeã do Carnaval de São Paulo.

Dona de 15 títulos, a agremiação que neste ano levou para a avenida o samba-enredo "Quilombo do Futuro" enfrenta uma investigação por desvio de verba pública, dívida milionária com fornecedores e um racha interno que opõe a atual direção e representantes de diferentes setores da escola.

+ Com homenagem a Marielle, Mangueira é campeã do carnaval do Rio

Desde novembro do ano passado, a diretoria é alvo de inquérito civil aberto pela Promotoria do Patrimônio Público por desvio de verba repassada pela Prefeitura de São Paulo. De acordo com a denúncia, a agremiação não apresentou a prestação de contas referente ao repasse do Carnaval de 2018, no valor de R$ 1,2 milhão.

Diante disso, a promotoria acusa de movimentação irregular desse montante a empresa Saracura Marketing e Eventos, que tem como sócio o presidente da Vai-Vai, Darly Silva, o Neguitão.

"O sr. Darly Silva, em anos anteriores, poderia ter mal administrado as verbas pública recebidas da Prefeitura de São Paulo", diz texto da representação. Saracura é o apelido da escola de samba, em referência ao nome do rio que existe no subsolo das ruas Una e Rocha, onde fica a sede da escola.

Procurada, a direção da escola de samba não respondeu aos questionamentos da reportagem. Em comunicado publicado em redes sociais, a direção da escola afirmou que vai fazer um pronunciamento nesta quinta-feira (7), após "analisar as justificativas e apurar todos os fatos".

Na mesma representação do Ministério Público há referência à dívida de cerca de R$ 3 milhões que a escola acumula com diversos fornecedores. Há registros em cartórios de protestos e processos judiciais de execução e de penhora, de acordo com a Promotoria.

Em meio à crise financeira, a Vai-Vai enfrenta um racha que coloca em lados opostos a atual direção e representantes de diferentes setores.

Desde 2014 grupo autoproclamado Resistência faz oposição e exige a renúncia do presidente Neguitão. Há um inquérito criminal de acusação de fraude em documentos, como a edição do estatuto que mudou as regras para a escolha da diretoria.

"Mudaram o estatuto. Segundo o novo estatuto, a diretoria escolhe o conselho e o conselho escolhe a diretoria. [Neguitão] é o Nicolas Maduro e eu sou o Juan Guaidó", diz o presidente de honra, Thobias da Vai-Vai, ao usar a situação política da Venezuela como referência para a briga política na escola.

O presidente de honra é uma das principais vozes de oposição à atual gestão. Este foi o primeiro Carnaval em que figuras importantes da escola, como ele e Osvaldinho da Cuíca, deixaram de desfilar, em protesto. "Estamos descontentes. Vamos exigir a renúncia deles", diz Thobias.

Neguitão chegou ao comando da escola em 2010 e, segundo mudanças feitas por sua gestão no estatuto, poderá permanecer no cargo até 2022.

A oposição mantém um blog com denúncias contra Neguitão e organizou uma série de protestos no ano passado. Faixa enorme com os dizeres "Fora Neguitão" foi aberta diversas vezes durante ensaios realizados na rua em frente à sede da escola, no Bixiga, região central de São Paulo.

Em um dos ensaios, o presidente Neguitão teve que sair escoltado por seguranças diante da hostilidade de integrantes da escola.

Dona do maior número de títulos do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai vai se juntar no próximo Carnaval no Grupo de Acesso à segunda escola com maior número de troféus, a Nenê de Vila Matilde, que venceu onze campeonatos em sua história.

Está na segunda divisão também a Camisa Verde e Branco, uma das mais tradicionais da cidade e dona de nove troféus.

Já a Unidos do Peruche, outro nome importante do Carnaval paulistano, está no Grupo de Acesso 2, a terceira divisão do campeonato.

Há três anos sem ocupar lugar entre as campeãs do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai teve o rebaixamento confirmado nesta terça-feira (5) pelas notas baixas recebidas dos jurados no quesito comissão de frente, quando a Vai-Vai perdeu sete décimos e foi parar em último lugar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula