37 filmes sobre mulheres fortes e inspiradoras

Relembre grandes histórias de superação estreladas por protagonistas femininas

30 filmes sobre mulheres fortes e inspiradoras!

As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na telona desde os tempos do cinema mudo e, cada vez mais, muitos filmes contam grandes histórias na perspectiva feminina.

Na galeria, relembre longas icônicos sobre a luta pelos direitos das mulheres ou que contaram as trajetórias de personalidades inspiradoras!

© BrunoPress

'Mulher-Maravilha' (2017)

Dirigido por Patty Jenkins, o filme da DC Comics traz a primeira super-heroína protagonista do cinema que luta para salvar a Terra e pela igualdade entre homens e mulheres.

© BrunoPress

'Erin Brockovich, uma Mulher de Talento' (2000)

Julia Roberts ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua performance como Erin Brockovich, uma mãe de três filhos separada e em dificuldades que vai trabalhar em uma firma de advocacia. Mesmo sem ter formação em Direito, ela enfrenta uma grande empresa que estava poluindo as águas de uma pequena cidade da Califórnia e provocando câncer em seus moradores.

© BrunoPress

'Capitã Marvel' (2019)

Grande lançamento do cinemas de 2019, esse é o primeiro filme estrelado por uma mulher no universo Marvel. A trama acompanha Carol Danvers (Brie Larson), uma agente da CIA que tem contato com uma raça alienígena e se torna uma das super-heroínas mais poderosas do mundo!

© BrunoPress

'Central do Brasil' (1999)

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Dora, uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, embolsando dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dos seus clientes é Josué, que acaba órfão quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela hesita em cuidar do menino, mas acaba o acompanhando em sua jornada em busca pelo pai que ele nunca conheceu.

© Getty Images

'Olga' (2004)

Inspirado na biografia de Fernando Morais, o longa conta a história da alemã Olga Benário (Camila Morgado), uma militante comunista que acompanha Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) em revolução no Brasil. Olga é presa grávida e deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista. Ela tem sua filha Anita Leocádia em uma prisão do campo de concentração.

© Getty Images

'As Horas' (2002)

Nicole Kidman venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo seu brilhante desempenho como a escritora britânica Virginia Woolf, ícone feminista.

© Getty Images

'Joy: O Nome do Sucesso' (2015)

Jennifer Lawrence vive uma mãe solteira com problemas financeiros. Crativa, ela inventa um produto que se torna um sucesso e torna-se uma das maiores empreendedoras dos EUA.

© BrunoPress

'Frida' (2002)

Frida Kahlo é um símbolo feminista e Salma Hayek fez um grande trabalho ao interpretar a lendária artista mexicana na cinebiografia de Julie Taymor. A atriz ganhou uma indicação ao Oscar.

© BrunoPress

'Kill Bill: Volumes 1 e 2' (2003-2004)

Em um dos grandes filmes de Quentin Tarantino, Uma Thurman vive a Noiva, uma assassina durona que procura se vingar daqueles que a traíram.

© BrunoPress

'Mad Max: Estrada da Fúria' (2015)

Furiosa, personagem de Charlize Theron, guia a história como uma líder que quer  salvar jovens que viveram uma vida inteira de abuso e privação, levando-as para uma mítica cidade onde as mulheres estão no comando.

© Getty Images

'Como Eliminar seu Chefe' (1980)

Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton estrelam a comédia, que aborda temas sérios como masculinidade tóxica e assédio sexual.

© BrunoPress

'A Cor Púrpura' (1985)

Steven Spielberg escalou Whoopi Goldberg em sua estreia no cinema, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. O drama mostra a vida dura de uma mulher negra, que tenta encontrar sua identidade depois de vivenciar tragédias.

© BrunoPress

'As Patricinhas de Beverly Hills' (1995)

Esta adaptação de 'Emma', romance de Jane Austen, celebra amizade feminina e sexualidade.

© BrunoPress

'Um Sonho Possível' (2010)

Sandra Bullock ganhou o Oscar de Melhor Atriz ao interpretar Leigh Anne Tuohy, uma mulher rica se sensibiliza com a situação de um jovem negro e pobre e o chama para viver com sua família. Sem preconceitos, ela o incentiva a entrar para o time de futebol americano, onde ele acaba se tornando um astro.

© BrunoPress

'Anjos Rebeldes' (1966)

A britânica Ida Lupino foi uma das poucas mulheres cineastas que surgiram a partir dos anos 50 e 'Anjos Rebeldes' (1966) é sua obra-prima. O filme acompanha duas colegiais rebeldes em uma escola católica que manobram a irmandade.

© BrunoPress

'Encantadora de Baleias' (2003)

Após a morte do líder de uma tribo Maori, quem assume o posto é a irmã, Pai, de apenas 11 anos. Apesar de ser corajosa, a garota enfrentará a resistência das tradições patriarcais da tribo.

© BrunoPress

'Persépolis' (2007)

A animação gira em torno de Marjane, uma garota que luta contra a rigidez da Revolução Islâmica, que quer controlar como as pessoas se vestem e vivem.

© BrunoPress

'Legalmente Loira' (2001)

A comédia é baseada nas experiências da vida real de Amanda Brown, que escreveu o livro do mesmo nome. A trama mostra uma jovem que dá a volta por cima após ser rotulada de fútil.

© BrunoPress

'O Diário De Uma Adolescente' (2015)

Nessa comédia-dramática, Bel Powley vive Minnie, uma jovem de 15 anos que tenta descobrir sua própria sexualidade.

© BrunoPress

'RBG' (2018)

Como um juíza da Suprema Corte, Ruth Bader Ginsburg causou um enorme impacto na lei americana. O documentário detalha seu trabalho de décadas.

© Getty Images

'Thelma & Louise' (1981)

O diretor Ridley Scott assina esse filme icônico estrelado por Susan Sarandon e Geena Davis sobre a liberdade feminina. Na história, duas mulheres respondem à violência masculina com armas de fogo. O longa, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, virou bandeira do feminismo.

© BrunoPress

'Vagabond' (1985)

Escrito e dirigido por Agnès Varda, o drama francês é um relato contundente da vida de uma mulher na França.

© BrunoPress

'A Paixão de Joana d'Arc' (1928)

O filme conta a história verídica de Joana d'Arc, uma jovem católica que foi condenada à morte pelos ingleses por ter liderado as tropas francesas dizendo ter sido inspirada por Jesus e São Miguel. Ela é acusada de heresia.

© BrunoPress

'Adoráveis Mulheres' (1994)

Durante a Guerra Civil, uma mãe e quatro filhas passam por graves problemas financeiros, enquanto o pai está no serviço militar. Esse drama familiar mostra a força dessas mulheres que precisam cooperar e apoiar umas às outras.

© BrunoPress

'I'll Follow You Down' (2010)

A diretora Ava DuVernay contou a história de Maye, uma mulher em luto, que tem a ajuda de 12 visitantes que a ajudam a seguir em frente.

© Getty Images

'A Malvada' (1950)

Um clássico de Hollywood, 'A Malvada' conta a história de uma estrela da Broadway (Bette Davis), que já não está mais no auge. A veterana constrói uma relação complicada com um fã (Anne Baxter), que depois se torna uma grande estrela.

© BrunoPress

'Orlando - A Mulher Imortal' (1992)

Tilda Swinton vive Orlando, um nobre condenado pela Rainha Elizabeth I a permanecer eternamente jovem. A maldição se cumpre e Orlando atravessa os séculos experimentando vidas, parceiros, sentimentos e mudanças de gênero.

© BrunoPress

'Alien, o Oitavo Passageiro' (1979) e 'Aliens, O Resgate' (1986)

Ambos os filmes são protagonizados por Sigourney Weaver, que vive Ripley, uma  heroína que luta contra alienígenas e tenta sobreviver no espaço.

© BrunoPress

'Rainha de Katwe' (2016)

Nessa trama surpreendente, Madina Nalwanga interpreta Phiona Mutesi, uma jovem que se torna uma campeã de xadrez.

© Getty Images

'Revolução em Dagenham' (2010)

Sally Hawkins estrela como Rita O'Grady, uma mulher que lidera uma greve por um salários iguais aos dos homens em uma fábrica da Ford em Dagenham, Londres, Inglaterra.

© Getty Images

'Cinco Graças' (2015)

Cinco irmãs de um vilarejo turco são punidas depois de brincarem com os meninos, ato considerado escandaloso pela religião muçulmana. Elas são mantidas presas em casa, enquanto a família busca casamentos arranjados. As cinco não deixam de sonhar com a liberdade e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

© Getty Images

'Garotas' (2014)

Uma jovem adolescente afro-francesa se sente sufocada em torno de proibições impostas pela sociedade. Sua vida se transforma ao conhecer três garotas. Ela entra em um bando feminino, que lhe permite ser livre e encontrar a sua identidade fora de imposições sociais.

© BrunoPress

'Anjos Rebeldes' (2004)

Katja von Garnier dirige este drama  baseado em fatos reais, que conta a história do movimento sufragista das mulheres norte-americanas durante a década de 1910.

© Getty Images

'As Sufragistas' (2015)

Estrelado por Meryl Streep, Helena Bonham Carter e Carey Mulligan, a trama centra-se na luta pelos direitos das mulheres no início do século XX.

© BrunoPress

'Procura-se Susan Desesperadamente' (1985)

Esse filme proporcionou o primeiro grande papel de Madonna. Na sinopse, uma dona de casa entediada que é confundida com uma fugitiva. Essa comédia analisa o papel das mulheres que se dedicam ao lar na sociedade americana.

© BrunoPress

'O Sorriso de Mona Lisa' (2002)

Julia Roberts atua como professora de arte que tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola tradicional e as próprias garotas no início dos anos 50.

© BrunoPress

'The Watermelon Woman' (1986)

'The Watermelon Woman' foi um dos primeiros filmes dirigidos por uma mulher lésbica negra, Cheryl Dunye, que também protagoniza a comédia dramática que busca uma atriz conhecida como Mulher Melancia.

Leia também: Intensivão: 30 filmes cults essenciais e venerados por fãs! 

© Getty Images

Cultura dia 8 de março 08/03/19 POR Notícias Ao Minuto


As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na telona desde os tempos do cinema mudo e, cada vez mais, muitos filmes contam grandes histórias na perspectiva feminina.

PUB

Na galeria, relembre longas icônicos sobre a luta pelos direitos das mulheres ou que contaram as trajetórias de personalidades inspiradoras!

Você teria coragem de atravessar a 'Ponte do Diabo'?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada