Alpinistas são encontrados mortos no Himalaia

Eles estavam desaparecidos há quase 2 semanas

© Stringer Nepal/Reuters

Mundo Resgate 09/03/19 POR Ansa

Desaparecidos há quase duas semanas, os corpos dos alpinistas Daniele Nardi e Tom Ballard foram encontrados em uma montanha do Himalaia, no Paquistão, informou neste sábado (9) o embaixador da Itália no país asiático, Stefano Pontecorvo.

PUB

Segundo Pontecorvo, os corpos estão em um lugar de difícil acesso, mas que as equipes de buscas farão o possível para tentar recuperá-los.

"Com muita tristeza, informo que as buscas por Daniele Nardi e Tom Ballard acabaram, já que Alex Txikon e a equipe de resgate confirmaram que as silhuetas vistas em Mummery, a cerca de 5.900 metros, são as de Daniele e Tom. DESCANSEM EM PAZ", escreveu o embaixador italiano no Twitter.

Nardi e Ballard começaram a escalada na montanha Nanga Parbat em 22 de fevereiro. No entanto, os alpinistas perderam contato dois dias depois. Desde então, uma megaoperação de resgate foi iniciada pelas autoridades paquistanesas.

O alpinista italiano tinha 42 anos e sempre foi atraído pelo Nanga Parbat, tanto que tentou escalar a nona montanha mais alta do mundo quatro vezes, sendo esta com o britânico Ballard a quinta oportunidade.

"Daniele continuará sendo marido, pai, filho, irmão e amigo perdido por um ideal que, desde o início, aceitamos, respeitamos e compartilhamos. Estamos tristes com a dor, dizemos que a pesquisa de Daniele e Tom acabou. Uma parte deles permanecerá para sempre no Nanga Parbat", escreveu a família de Nardi em uma publicação no Facebook.

Antes de desaparecer, o alpinista italiano estava escrevendo um livro com a autora Alessandra Carati. De acordo com a editora Einaudi Stile Libero, a obra será publicada futuramente.

Ballard, por sua vez, tinha 30 anos de idade e era filho da britânica Alison Hargreaves, a primeira mulher a escalar o monte Everest sozinha. A alpinista morreu aos 33 anos, enquanto descia a montanha K2, a segunda mais alta do mundo.

Localizada na região de Gilgit Baltistan, no Paquistão, Nanga Parbat é apelidada de "montanha assassina" por causa de suas condições perigosas. Com mais de 9,1 mil metros de altitude, é a nona mais alta do mundo.(ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 25 mins

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 23 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

fama Cláudia Raia Há 19 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

mundo Miss Há 21 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

fama CHUVA-RS Há 21 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Minas Gerais Há 21 Horas

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso em Patos de Minas

lifestyle Rio Grande do Sul Há 1 Hora

Saiba como prevenir doenças como a leptospirose, após chuvas no RS

fama Pamela Anderson Há 20 Horas

Pamela Anderson 'quebra movimento' e aparece com maquiagem