Em recurso, Vai-Vai contesta notas que a levaram ao rebaixamento

Escola de samba diz que jurados estavam despreparados

© REUTERS

Cultura Carnaval 09/03/19 POR Estadao Conteudo

A Vai-Vai protocolou, na última sexta-feira, 8, um ofício na Liga das Escolas de Samba de São Paulo, contestando as notas que recebeu na apuração do desfile de carnaval 2019. Segundo a escola, há supostos erros nas avaliações dos quesitos comissão de frente e samba-enredo. Foi a primeira vez que a escola foi rebaixada.

PUB

Na sexta-feira, a Liga divulgou as justificativas de cada jurado para as notas atribuídas a todas as escolas de samba. De acordo com documento, a razão da perna de pontos no quesito comissão de frente foi uma divergência entre as fantasias apresentadas pela escola aos jurados antes do desfile e aquelas usadas na avenida.

+ Setenta blocos saem pelas ruas de São Paulo no sábado pós-carnaval

Em um post publicado no Facebook, a Vai-Vai afirmou que o material técnico para julgamento dos quesitos foi entregue seguindo o regulamento oficial, dentro do prazo estabelecido.

"A comissão técnica que recebeu tal material não sinalizou problemas nos documentos apresentados, o que realmente não justifica a alegação das penalidades apresentadas. Fica claro o despreparo de alguns jurados, principalmente nos dos quesitos em referência. Eles demonstram dúvidas em suas justificativas", alegou a escola.

A Vai-Vai ainda afirma que, de acordo com o Manual de Julgamento, "é correto afirmar que, nossa agremiação deveria ser penalizada em 0,2 (dois décimos) e não 1,0 (um ponto) como consta no quesito Comissão de Frente".

Em relação ao samba-enredo, a escola defende que também houve erros no julgamento. "Fomos penalizados incorretamente, observando a penalização em 0,2 (dois décimos) uma vez que o quesito foi cumprido conforme exigência".

Apesar da reivindicação, a escola usou o post para reconhecer e parabenizar a Mancha Verde pelo título. "Nosso questionamento é único e exclusivo sobre as notas erroneamente deferidas a nossa agremiação", escreveu.

A reportagem tentou contato com a Liga SP, mas não obteve retorno.

Resultado

Com a perda de pontos, a Vai-Vai ficou com 268,8 na classificação final, a 0,5 de escapar totalmente do rebaixamento.

Um dos jurados que avaliou a escola com nota 9,8 no quesito comissão de frente escreveu em seu voto: "Foram verificadas três falhas de acabamento no subitem figurino: a Rainha Makeda apresentou arranjo na cabeça que não estava previsto na pasta; dois personagens da Tribo Israelense apresentavam chapéus que não estavam previstos na pasta."

O outro jurado que deu 9,8 escreveu: "A comissão de frente cometeu 3 falhas no item acabamento de avaliação do quesito subitem 'fantasia', havendo divergência entre o que se apresentou na pasta e na avenida."

Em relação ao quesito samba-enredo, um dos jurados, que deu nota 9,8, escreveu: "A escola perdeu dois décimos porque apresentou com problema de 'divisão melódica', apresentando muita letra para um pequeno espaço melódico, o que gerou como consequência a falta de compreensão do texto."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda