Monobloco arrasta multidão no último dia de carnaval de rua no Rio

O bloco desfilou com o tema Homenagem às Mulheres da Música Brasileira

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cultura Centro da cidade 10/03/19 POR Agência Brasil

Em seu 19º desfile, o Monobloco arrastou hoje (10) uma multidão pela Avenida Antônio Carlos, no centro do Rio de Janeiro, no último dia de carnaval de rua na cidade. A concentração começou às 8h e às 9h o trio elétrico começou a se deslocar, animando os foliões.

PUB

O bloco desfilou com o tema Homenagem às Mulheres da Música Brasileira - Abram Alas pra Elas. O repertório, tradicionalmente recheado de clássicos da música popular do país, foi incrementado com canções de Ivete Sangalo, Iza, Daniela Mercury, Marisa Monte, Elba Ramalho e Ludmilla, entre outras. Na bateria do bloco, dos 190 ritmistas, 114 eram mulheres.

Também animaram o público dois enredos campeões da Mangueira: o de 2016, sobre a cantora e compositora Maria Bethânia, e o deste ano, História para Ninar Gente Grande, que destacou mulheres da história brasileira como Dandara, Luiza Mahin e Marielle Franco.

Vestido de passista de escola de samba, o pediatra Renis Tales disse que o Monobloco é o melhor bloco do carnaval de rua do Rio. "Ele fecha o carnaval maravilhosamente.”

Depois de desfilar três dias com o Cacique de Ramos, a vendedora Clésia Mercedes foi com a ala Guerreiras do Cacique, formado por cerca de 15 amigas, todas vestidas com a fantasia do Cacique, curtir o último dia do carnaval no Monobloco. Depois do bloco, o programa é pegar uma praia. “Monobloco sempre para fechar, radicionalmente lindo. Mas eu sou Cacique de Ramos, ganhamos o estandarte Donos da Rua este ano, foram três dias de desfile, muito bom, sem nenhuma confusão.”

Clésia considera importante a homenagem que o bloco fez às mulheres. “Maravilhoso, num momento desse, que as mulheres estão sofrendo tanto abuso, as mulheres têm que se impor e mostrar que estamos aqui, unidas, em um bloco só, todas juntas.”

A prefeitura do Rio informou que montou esquema especial de trânsito, com a Guarda Municipal atuando nos principais blocos do fim de semana, entre eles o Monobloco. 

Estão previstos para hoje desfiles de um total de 15 blocos pela cidade, com destaque o Tamo Junto in Folia, em Padre Miguel, às 17h. No centro, o Bonde da Folia sai em Santa Teresa, a partir do meio-dia, e o Boêmios da Lapa anima a Rua Alcindo Guanabara, às 14h. Na Tijuca, o bloco Aí Sim! desfila na Praça Xavier de Brito também às 14h. Às16h , o bloco Tô no Recreio sai na altura do Posto 10 da Avenida Lúcio Costa.

Segundo o balanço da prefeitura, o carnaval no Rio de Janeiro levou 5 milhões de foliões às ruas da cidade até ontem (9). Com os desfiles de hoje, a perspectiva da Riotur é que o total chegue a 7 milhões.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula