Corinthians promete gramado com 'qualidade ideal' para Paulistão

O clube afirmou que o campo vai estar preparado para as partidas decisivas do Paulistão e da Copa do Brasil

© Reuters

Esporte campo 12/03/19 POR Estadao Conteudo

O Corinthians assegurou que o gramado de sua arena terá "qualidade ideal" a partir do jogo do próximo domingo, contra o Oeste, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. A declaração foi feita após o goleiro Cássio reclamar de buracos no campo no clássico com o Santos.

PUB

O Estado entrou em contato com a World Sports, empresa responsável pelo gramado, e também procurou o Corinthians, para o clube se manifestar sobre o assunto. Ambos responderam apenas com uma declaração formal enviada pela assessoria de imprensa.

Veja também: Com 'obrigação de vencer', Palmeiras recebe o Melgar pela Libertadores

"O Sport Club Corinthians informa que já houve melhora na qualidade do gramado nas últimas partidas realizadas na Arena e ressalta que após o jogo contra o Oeste, no próximo dia 17, o campo deve apresentar a qualidade ideal para as partidas decisivas do Paulistão e da Copa do Brasil", afirmou o clube.

Ninguém da diretoria da World Sports quis falar sobre as condições do gramado. A única informação a mais divulgada pela assessoria da empresa foi que o campo não teve problemas com fungos. No entanto, não respondeu se a realização do Monster Jam, evento com caminhões que aconteceu em dezembro, prejudicou o gramado.

O engenheiro agrônomo Artur Melo, que participou do projeto e da concepção do gramado para a Copa do Mundo de 2014, evitou dar um diagnóstico específico sobre o problema. Em entrevista ao Estado, comentou de maneira geral como funciona esse tipo de grama.

"Um gramado não tem vida útil limitada. Ao contrário, ele vai amadurecendo e pode ficar cada vez melhor, desde que haja manejo correto e que se respeite a capacidade de suporte de pisoteio. Se houver mau manejo, por falta de recursos, por exemplo, ou excesso de carga de uso, a qualidade poderá momentaneamente decrescer", afirmou.

O especialista também assegurou que é normal o campo apresentar alguns problemas durante o ano. "Um gramado, assim como o atleta, pode passar por bons e maus momentos, a depender da carga de uso e do investimento na manutenção", disse.

No clássico com o Santos, Cássio errou ao tentar sair jogando com os pés em uma jogada. Ao comentar sobre o lance, o goleiro admitiu o vacilo, mas aproveitou para criticar o gramado. "Tentei fazer a leitura, eu errei. Tentei cavar a bola no Avelar, a bola não subiu. É uma área boa, mas nosso campo está deixando a desejar. Nosso campo sempre foi o melhor gramado, impecável, jogamos em sintonia disso, para poder rodar e tal, mas este ano está deixando a desejar. Até nos próprios gols tem muita areia. Difícil. Tento pegar na bola e a bola não sai bem. Mas o pessoal está tentando evoluir. Espero que possamos corrigir e melhorar para os próximos jogos", disse.

Melo considerou esse tipo de crítica injusta. "Tenho 25 anos nessa lida e, na maioria dos casos, não todos, a queixa dos jogadores é inapropriada. Pense comigo: a única parte da regra do futebol que é perfeita é o campo. O campo é sempre o mesmo para as duas equipes. Mas há dois tipos de jogadores: os que são competentes e ganham os jogos e os que reclamam do gramado, do juiz, da bola, do sol, do vento", finalizou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 16 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 14 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 15 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 14 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos