Na ONU, Damares fala contra aborto e não apresenta propostas

Segundo ministra, governo Bolsonaro entende o direito à vida como proteção desde a concepção e vai se empenhar para que isso seja seguido no país

© Wilson Dias/Agência Brasil 

Política discurso 13/03/19 POR Folhapress

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, encerrou sua participação em evento da ONU sobre as mulheres nesta quarta-feira (13) com um discurso contra o aborto.

PUB

Segundo a ministra, o governo de Jair Bolsonaro entende o direito à vida como proteção desde a concepção e vai se empenhar para que isso seja seguido no país.

Damares afirmou ainda que as políticas de proteção e defesa dos direitos das mulheres terão prioridade, mas não apresentou dados ou projetos.

"Como indica o nome da pasta, as políticas de proteção e defesa dos direitos da mulher terão prioridade no novo Brasil que estamos construindo. Esse é o compromisso do presidente Bolsonaro. Essa é minha palavra como ministra e como mulher", disse Damares.

"Defendo com o mesmo empenho a inviolabilidade do direito à vida prevista na Carta Magna brasileira. Direito à vida, no entendimento do atual governo brasileiro, significa proteção da vida desde o momento da concepção."

+ Lava Jato e STF: entenda a discussão sobre crime comum e eleitoral

Esta é a segunda vez que Damares fala contra o aborto na ONU -em fevereiro, ela usou a mesma retórica na Comissão de Direitos Humanos.

Desta vez, a ministra teve direito a três discursos desde segunda-feira (11) na Comissão sobre o Status da Mulher, mas não apresentou medidas além da "renovação do engajamento do Brasil nas discussões internacionais" e do "aprofundamento de estratégias".

Damares disse ainda que quer voltar em breve à comissão da ONU para anunciar que o Brasil "se tornou um lugar seguro para ser mulher e uma das melhores nações do mundo para se criar meninas".

Na segunda, ela tinha dito que no país há uma "verdadeira epidemia de crimes violentos contra mulheres e meninas". No entanto, apesar de destacar uma legislação que, nas suas palavras, está avançada, afirmou que o Brasil está aquém do desejado quando o assunto é o combate à violência contra as mulheres.

Damares falou sobre trabalho doméstico não remunerado e, assim como outros representantes, foi incitada a oferecer exemplos e propostas em relação ao tema.

A ministra abriu sua primeira fala dizendo que o assunto era "muito caro à pasta" mas, em seguida, admitiu que o ministério não tem os dados do setor, o que prejudicaria a elaboração de políticas públicas.

"Reconhecemos que as políticas públicas, tais como licença parental e acesso a creches de qualidade, são necessárias para promover o recrutamento, a remuneração e a promoção de mulheres jovens."

Um dia depois, em sua segunda fala, Damares reforçou o que costuma dizer em entrevistas sobre lutar com "todas as forças" para erradicar a violência contra a mulher. Porém, não deu detalhes de projetos concretos para esse objetivo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá