Caso Madeleine: a verdade por trás do documentário da Netflix

A menina britânica, que desapareceu em Portugal, ainda não foi encontrada

Caso Madeleine: a verdade por trás do documentário da Netflix

Lembra da história da menina britânica de três anos que desapareceu de apartamento quando a família passava férias em Portugal? Em 2007, a criança foi deixada sozinha com os irmãos e desde então não foi mais vista.

O caso ganhou repercussão global e até hoje o sumiço da menina, nunca solucionado, intriga as autoridades e é tema de documentário que estreia na Netflix.

De pistas falsas até a suspeita da polícia de envolvimento dos pais no sequestro, nesta galeria relembre o icônico caso da pequena Maddie que chocou o mundo.

© Getty Images

A menina

Madeleine tinha cabelo loiro, olhos azul-esverdeados e uma faixa escura na íris do olho direito. A menina tinha três anos no momento de seu desaparecimento.

© Getty Images

A família McCann

Os pais, Gerry e Kate McCann, trabalhavam como médicos. Maddie nasceu em 2003 e tinha dois irmãos gêmeos, de dois anos.

© Getty Images

Eles estavam de férias

Em 28 de abril de 2007, a família McCann viajou para passar férias na Praia da Luz, em um resort na região do Algarve, em Portugal.

© Getty Images

Onde eles ficaram?

Os McCann ficaram no apartamento 5A, na Rua Dr. Agostinho da Silva. A casa tinha duas entradas, uma na frente e outra atrás.

© Getty Images

Jantar em restaurante

A família britânica estava de férias com sete amigos, que tinham oito filhos. O grupo jantou às 20h30 no restaurante de tapas do resort.

© Getty Images

Crianças de fora

A turma de amigos havia reservado uma mesa para a última noite das férias. Os pais deixaram as crianças nos apartamentos, que não estavam longe do restaurante.

© Getty Images

O pai vai checar como estão os filhos

Por volta das 21h05, Gerry voltou para checar como estavam os filhos no apartamento. Os pequenos estavam dormindo em um quarto próximo à porta da frente. Madeleine estava perto da porta e os gêmeos no meio da sala. O que o intrigou é que a porta estava mais aberta do que ele lembrava ter deixado.

© Getty Images

Um suspeito?

Dez minutos depois, Jane Tanner (um dos sete amigos) supostamente viu um homem carregando uma criança. 

© Getty Images

Uma falsa pista

Depois, descobriu-se que o homem era apenas mais um turista que voltava para casa do Ocean Club naquela noite.

© Getty Images

O desaparecimento de Maddie

Às 21h30, Matthew Oldfield, outro amigo do casal, ofereceu-se para ver como estavam as crianças no 5A, mas não conseguiu olhar para dentro do quarto. Kate foi então checá-las às 22h e descobriu que Madeleine estava desaparecida.

© Getty Images

Desespero de uma mãe

Kate correu de volta para o grupo gritando: 'Madeleine sumiu! Alguém a levou!'.

© Getty Images

Polícia é chamada

A polícia portuguesa foi notificada à meia-noite. Sessenta funcionários e hóspedes procuraram a menina até às 4h30 da manhã.

© Getty Images

Uma outra pista

Às 22h, ao mesmo tempo em que Kate relatou que sua filha estava desaparecida, os turistas Martin e Mary Smith aparentemente viram um homem de aparência desconfortável carregando uma jovem loira a 500 metros do 5A. Depois de ter sido descartado o homem que foi ao Ocean Club, a polícia se concentrou nessa pista.

© Getty Images

Polícia comete erros

Houve muitos erros cometidos após o desaparecimento da criança e os McCann entraram em confronto com a polícia portuguesa durante todo o caso.

© Getty Images

Mais falhas

Entre outras coisas, as polícias marítima e de fronteira não foram devidamente notificadas a tempo. Não houve buscas de casa em casa, nem bloqueios de estradas, afirmou Kate.

© Getty Images

Oportunidades perdidas

Além disso, as câmeras de segurança das estradas não foram solicitadas e as vias não foram adequadamente monitoradas. A Interpol demorou cinco dias para emitir o alerta mundial de pessoas desaparecidas.

© Getty Images

A cena do crime não foi protegida

Muitas pessoas no resort não foram entrevistadas e a cena do crime não foi devidamente protegida. Forenses de 5A foram enviados para três laboratórios diferentes, e cerca de 20 pessoas passaram pelo apartamento antes dele ser fechado.

© Getty Images

A cena do crime foi depois 'alugada'

Relatórios da polícia mostram que o apartamento 5A esteve vazio por um mês depois que Maddie desapareceu. Depois, o lugar, que era a cena de um crime, foi alugado por turistas até a retomada das investigações em 2007.

© Getty Images

O caso repercutiu em todo o mundo

O caso se espalhou em todo o mundo. Maddie tornou-se 'a pessoa desaparecida mais noticiada na história moderna', segundo o Daily Telegraph.

© Getty Images

Suspeitos

A intensa cobertura da mídia acabou por atrapalhar o trabalho da polícia, que aparentemente desconfiava dos McCann desde o início.

© Getty Images

Muito marketing?

Os McCann foram criticados por terem 'feito marketing' do desaparecimento da menina. Em entrevista à Vanity Fair, Gerry disse que ele e a mulher divulgaram o caso para a imprensa para o público ter conhecimento da história e da menina desaparecida.

© Getty Images

Grande repercussão

Os McCann montaram uma equipe de relações públicas e criaram um fundo para arrecadar dinheiro e de conscientização. Devido à repercussão nas redes sociais, o caso recebeu uma atenção sem precedentes em todo o mundo.

© Getty Images

Robert Murat

Doze dias após o sumiço de Maddie, Robert Murat (homem britânico-português) tornou-se o primeiro arguido (suspeito formal) do caso. Ele disse estar a 137 metros do 5A, na mesma direção que o homem do Ocean Club estava andando.

© Getty Images

Primeiro suspeito formal

Murat foi visto por várias testemunhas e as investigações envolvendo ele terminaram em 15 de maio. O suspeito foi inocentado em 2008.

© Getty Images

Aluguel de um carro

Os McCann alugaram um carro Renault Scenic em 27 de maio. Cães farejadores teriam reagido dentro do carro, implicando potencialmente que Madeleine teria estado lá. Em 6 de junho, os McCann foram questionados sobre o envolvimento de um jornalista alemão.

© Getty Images

Um jornal suspeita do casal

Sol, um jornal português, publicou um artigo crítico sobre os McCann no fim daquele mês. Entre outras coisas, a matéria apontou inconsistências na noite em que Maddie desapareceu.

© Getty Images

Polícia supeita se houve realmente sequestro

Em julho de 2007, a polícia começou a suspeitar que não houve sequestro e que Madeleine havia morrido no apartamento.

© Getty Images

McCanns voltaram para o Reino Unido

Testes de DNA no carro foram inconclusivos, mas os McCann foram arguidos em 7 de setembro. O casal retornou ao Reino Unido dois dias depois.

© Getty Images

Gonçalo Amaral

Desde então, não aconteceu muita coisa. O inspetor-chefe Gonçalo Amaral (foto) deixou o caso meses depois de os McCann saírem de Portugal, antes de publicar um livro acusando o casal de estar envolvido no crime. O procurador-geral da República encerrou o processo em 21 de julho de 2008.

© Getty Images

Desaparecimento da menina já custou 11,75 milhões de libras

Desde então, o Reino Unido assumiu a investigação, encontrou pistas, mas nada conclusivo. A partir de 2018, o custo total do inquérito já rondava as 11,75 milhões de libras. Os McCann não são mais suspeitos em Portugal e são considerados inocentes no Reino Unido.

Leia também: Misteriosos: nesses lugares desapareceram pessoas sem deixar vestígios

© Getty Images

Cultura McCann 14/03/19 POR Notícias Ao Minuto


Lembra da história da menina britânica de três anos que desapareceu de apartamento quando a família passava férias em Portugal? Em 2007, a criança foi deixada sozinha com os irmãos e desde então não foi mais vista.

PUB

O caso ganhou repercussão global e até hoje o sumiço da menina, nunca solucionado, intriga as autoridades e é tema de documentário que estreia na Netflix.

De pistas falsas até a suspeita da polícia de envolvimento dos pais no sequestro, nesta galeria relembre o icônico caso da pequena Maddie que chocou o mundo.

Veja também: Teria coragem de passear por esses shoppings abandonados?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 22 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

politica Arthur Lira Há 23 Horas

Governo Lula nomeia indicado de Arthur Lira para substituir primo demitido no Incra