Trump veta resolução do Congresso para barrar emergência nacional

Presidente dos EUA classificou a medida aprovada pelo Legislativo de perigosa

© Jonathan Ernst/Reuters

Mundo impasse 15/03/19 POR Folhapress

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente Donald Trump vetou nesta sexta-feira (15) resolução aprovada pelo Congresso americano que barrava sua declaração de emergência nacional nos Estados Unidos para construir um muro na fronteira com o México.

PUB

"Hoje estou vetando essa resolução", disse o presidente em cerimônia no Salão Oval. "O Congresso tem a liberdade de passar essa resolução e eu tenho o dever de vetá-la", completou ao lado de seu vice, Mike Pence.

Trump classificou a medida aprovada pelo Legislativo de perigosa.

É a primeira vez que o presidente usa seu poder de veto para reverter uma medida, o que reflete perda de controle do Legislativo, inclusive dentro de seu partido, em votações fundamentais para o governo.

A disputa pode ter desdobramentos na Justiça.

O Senado aprovou na quinta (15) a resolução que barrava a declaração de emergência nacional de Trump, medida que já havia sido aprovada pela Câmara em fevereiro.

+ Manifesto de atirador cita Brasil e faz referências a nacionalismo

Minutos após a votação, Trump já tinha usado suas contas nas redes sociais para anunciar: "veto!".

A aprovação do texto no Senado -de maioria republicana- só foi possível pela dissidência de 12 parlamentares do partido de Trump, que votaram junto com democratas por barrar a emergência nacional apesar da pressão do presidente, feita em público e nos bastidores.

O placar final da votação no Senado ficou em 59 a 41 para barrar a declaração de emergência nacional.

Entre os deputados em fevereiro, o texto passou com 245 votos contra 182. A margem, porém, não é suficiente para derrubar o veto do presidente –são necessários dois terços em cada Casa para anular o veto presidencial, ou seja, 290 deputados e 67 senadores.

Em 15 de fevereiro, Trump decretou emergência nacional para poder remanejar recursos do orçamento e financiar sua principal promessa de campanha –o muro na divisa dos EUA com o México.

A medida, porém, foi duramente criticada pela oposição, formada pelo Partido Democrata, mas também por alguns republicanos, que viram o gesto como inconstitucional.

Os senadores Thom Tillis, da Carolina do Norte, Susan Collins, do Maine, Lisa Murkowski, do Alasca, e Rand Paul, do Kentucky, por exemplo, emitido opiniões contrárias à emergência nacional antes da votação.

Após Trump publicar no Twitter nova pressão, na quinta, outros republicanos se juntaram a eles, argumentando que decreto extrapola a autoridade do presidente.

Foi a primeira vez que o Congresso invocou sua prerrogativa de anular uma declaração de emergência nacional desde que a lei que regula a questão foi aprovada, em 1976.

Trump tentou dissuadir os senadores republicanos de apoiar a medida até o último minuto, usando do habitual argumento de que há uma crise na divisa dos EUA com o México. Nas palavras do presidente, há uma "invasão de drogas, tráfico de pessoas e criminosos" pela fronteira.

Ao longo desta semana, com senadores republicanos comprometidos a apoiar a resolução dos democratas, ficou claro que Trump teria que exercer pela primeira vez o seu poder de veto para manter viva a emergência nacional -e seus planos para a eleição de 2020. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)