80% dos empresários reprovam o atual sistema tributário brasileiro

Elevado número de tributos, complexidade, instabilidade e falta de transparência estão entre os atributos mais mal avaliados

© Reprodução

Economia Indústria 19/03/19 POR Notícias Ao Minuto

Oito em cada dez empresários das indústrias extrativa e de transformação reprovam o atual sistema tributário brasileiro, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os empresários ouvidos pela entidade avaliaram mal o sistema tributário em todos os seis aspectos analisados: número de tributos; simplicidade; estabilidade de regras; transparência; direitos e garantias do contribuinte; e segurança jurídica. Todos esses atributos receberam, pelo menos, 79% de respostas negativas – soma das duas alternativas de resposta “muito ruim” e “ruim”.

PUB

+ Estudo: qualidade de vida do trabalhador brasileiro cai 4% em 2018

O aspecto mais mal avaliado diz respeito ao número de tributos. Ao todo, 71% das empresas consideraram o número de tributos como muito ruim e 18% o avaliaram como ruim, totalizando 89% de marcações negativas. A avaliação é mais negativa entre as empresas do Lucro Real e do Lucro Presumido, com 93% de respostas muito ruim ou ruim; enquanto as do Simples Nacional registraram percentual negativo de 82%. Os dados constam da Sondagem Especial 73 “Qualidade do sistema tributário brasileiro”.

Na prática, quanto maior o número de tributos, maior o custo das empresas para apurar e calcular tudo o que elas devem pagar, bem como para acompanhar diferentes regras tributárias e cumprir obrigações como a prestação de informações junto ao Fisco.

“A pesquisa mostra que, não importa o porte das empresas ou o seu setor de atividade, praticamente todas elas avaliam o número de tributos como o pior aspecto do sistema tributário. Dentro de uma agenda de desburocratização, a CNI defende a redução no número de tributos”, afirma o gerente de Políticas Fiscal e Tributária da CNI, Mário Sérgio Carraro Telles.

Para o gerente, o resultado da pesquisa reforça a necessidade de se realizar a reforma tributária, logo após a aprovação da reforma da Previdência. O foco dessa reforma, na avaliação da CNI, deverá ser a adoção de um Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) que permita a remoção da cumulatividade, a simplificação tributária e a redução das obrigações acessórias aos contribuintes.

Na maioria dos países, os seis tributos que, no Brasil, incidem sobre a circulação de bens e serviços – PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, Cide-Combustíveis e ISS – são substituídos por apenas um, o IVA.

SISTEMA COMPLEXO – No caso do atributo simplicidade, 65% das empresas o avaliaram como muito ruim e 21% como ruim – com um total de 86% de avaliações negativas. Na prática, isso demonstra que a indústria considera o sistema tributário brasileiro complexo, o que eleva os custos das empresas. A pesquisa mostra ainda que a frequência de assinalações negativas varia de acordo com o regime tributário: Lucro Presumido (90%) e Lucro Real (91%). Mesmo para as empresas do Simples Nacional, o atributo simplicidade é mal avaliado, com 74% de assinalações.

Em terceiro lugar, a estabilidade das regras foi considerada muito ruim por 47% das empresas e ruim por 35%, totalizando 82% de avaliações negativas. O percentual de reprovação é mais alto entre as empresas do Lucro Presumido e do Lucro Real, com 87%. Entre as empresas do Simples Nacional, o percentual é de 74%.

Uma parcela de 80% das empresas também avaliou negativamente o atributo direitos e garantias do contribuinte -- 40% muito ruim e 40% ruim. O percentual de empresas do Lucro Presumido (87%) e do Lucro Real (85%) que analisam negativamente esse aspecto é um pouco superior ao das empresas optantes pelo Simples Nacional (77%).

No quesito transparência, o percentual de avaliações negativas também é de 80%. Ao todo, 44% das empresas apontaram esse atributo como muito ruim e 36% como ruim. A rejeição é mais forte entre as empresas do Lucro Presumido (88%) e Lucro Real (85%). Entre as empresas do Simples Nacional, esse percentual é de 75%.

O aspecto segurança jurídica, por sua vez, foi apontado como muito ruim por 44% das empresas e como ruim por 35%, o que representa 79% de avaliações negativas. Entre as empresas do Simples Nacional, o percentual de reprovação é de 73%, enquanto que no grupo das empresas do Lucro Presumido é de 87% e de 83% entre as empresas do Lucro Real.

PRINCIPAIS PROBLEMAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO – A pesquisa também perguntou aos empresários quais são os problemas do sistema tributário que eles consideram mais prejudiciais. Ao avaliar um total de 11 itens, os empresários mostraram que não é apenas a elevada carga tributária que os incomoda. Depois da tributação excessiva, destacam-se como prejudiciais a tributação em cascata (quando um tributo compõe a base de cálculo de outro tributo) e o custo elevado para o recolhimento dos tributos (o que requer a contratação de grande número de profissionais e investimentos em sistemas de informática), ambos com 41% das assinalações. Na quarta posição, aparece a tributação sobre a folha de pagamento (39%), seguida do cálculo por dentro (quando o tributo faz parte da sua própria base de cálculo) com 19%.

"Para combater alguns desses problemas, a CNI defende a implantação de um sistema tributário mais simples, com menos tributos, crédito financeiro, sem tributação em cascata e sem cálculo por dentro (quando um tributo faz parte de sua própria base de cálculo), o que reduziria significativamente o custo de recolhimento dos tributos.", afirma Carraro Telles.

A pesquisa, realizada em parceria com as federações estaduais da indústria, ouviu mais de 2 mil empresas, entre pequenas, médias e grandes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 22 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Ataque Há 19 mins

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

fama Casais famosos Há 13 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)