Mudanças em acordo com Farc geram protestos na Colômbia

O ato foi convocado pelas redes e contaria com participação de estudantes, organizações sociais e políticos

© Carlos Julio Martinez/Reuters

Mundo Manifestação 19/03/19 POR Folhapress

 

PUB

Manifestantes se agruparam nas principais vias de cinco cidades colombianas na segunda-feira (18) para protestar contra mudanças no acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciadas na semana passada pelo presidente Iván Duque.

O ato foi convocado pelas redes e contaria com participação de estudantes, organizações sociais e políticos, em Bogotá, Barranquilla, Medellín, Bucaramanga e Cali.

Enquanto isso, a vice-presidente, Marta Lucía Ramírez, disse que as marchas não tinham um caráter democrático, mas que buscavam "colocar o governo contra a parede e forçar a polarização do país".

As medidas do presidente consistem no veto de seis artigos do estatuto que rege a Justiça Especial da Paz (JEP), um tribunal criado para julgar crimes de ex-guerrilheiros e militares que se envolveram no conflito.

+ Governo Trump conta com interlocução militar do Brasil na Venezuelah

+ Papa expressa solidariedade após massacre em Suzano

Duque considera a JEP leniente e pretende, com os vetos, tornar mais duras algumas penas, transformar alguns delitos –como o narcotráfico e o recrutamento de menores– como não passíveis de anistia e obrigar a ex-guerrilha a ser mais minuciosa na entrega de informações sobre seus bens e patrimônio.

A oposição, organizações de direitos humanos e ex-integrantes das Farc se posicionaram contra a decisão. Eles argumentam que esvaziar a JEP e mudar o estatuto que a rege poderiam trazer mais instabilidade ao processo de paz, dificultar a reinserção dos ex-guerrilheiros à sociedade, causar mais deserções e, com isso, aumentar o conflito no interior do país.

Manifestantes também questionam a legalidade do ato, uma vez que o acordo está vinculado à Constituição e todo o seu conteúdo foi aprovado pelo Congresso e referendado pela Corte Constitucional.

Até mesmo o ex-presidente Álvaro Uribe, padrinho político de Duque, e parte das Forças Armadas, são contra a mudança no estatuto da JEP.

Uribe porque teme que um crime pelo qual foi investigado pela Justiça comum, o dos "falsos positivos" –quando teria estabelecido metas para que paramilitares matassem guerrilheiros e, nesta contagem, foram assassinados muitos civis–, possa ser levado à JEP.

E os militares, porque cerca de 2 mil oficiais condenados antes pela Justiça comum poderiam, graças a JEP, trocar suas penas de prisão por alternativas em liberdade. Se o estatuto muda, eles poderiam voltar para detrás das grades. Com informações da FOlhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda