Uefa pede para Comissão Europeia proibir fundos de terem jogadores

A Uefa e o sindicato profissional dos jogadores, o FIFPro, pretendem reforçar a proibição que impede investidores a possuírem os direitos econômicos de jogadores, que entrará em vigor no dia 1º de maio, de forma gradual, através de regulamentação da Fifa sobre a chamada propriedade de terceiros de jogadores (TPO, na sigla em inglês).

© Reuters

Esporte Futebol 01/04/15 POR Estadao Conteudo

Nesta quarta-feira, o FIFPro e a Uefa explicaram que apresentaram conjuntamente uma ação judicial pedindo para que a Comissão Europeia também proíba a TPO. A solicitação se choca com uma ação anterior apresentada para a comissão contra a proibição imposta pela Fifa que foi apresentada pelas ligas da Espanha e de Portugal, países onde esse modelo de investimento é popular.

PUB

"A propriedade de jogadores por terceiros é uma espécie de escravidão moderna, onde você vê jogadores pertencentes a fundos de investimento, ou a outras, geralmente não identificadas, pessoas jurídicas", disse o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, através de um comunicado.

O FIFPro disse que a ação, se for bem-sucedida, "garante que qualquer potencial lacuna e janela para driblar as novas regras apresentadas pela Fifa estarão fechadas".

A propriedade de terceiros de jogadores já é proibida em alguns países europeus, mas é muito usada por clubes e empresários no futebol espanhol, português e também na América Latina, inclusive no Brasil. Os defensores dessa prática afirmam que ela permite aos clubes contratarem jogadores que estariam inacessíveis de outra forma.

A ação das ligas da Espanha e de Portugal argumenta que a proibição da Fifa "viola regras que protegem a competição" e atinge os clubes com "menos recursos econômicos".

Já os críticos dizem que a TPO encoraja os jogadores a serem negociados para a realização de lucros e ameaça a integridade do futebol. A Fifa concordou em banir a prática depois de uma campanha de dois anos da Uefa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

brasil MORTE-SP Há 5 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico