Temer recusa jantar, tem 1º noite preso e agora tenta evitar depoimento

Até o meio-dia, ele ainda não havia dado depoimento, que estava marcado inicialmente para o horário da manhã

© Reuters / Ricardo Moraes

Política preso 22/03/19 POR Folhapress

JÚLIA BARBON E CATIA SEABRARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A defesa do ex-presidente Michel Temer tenta evitar o depoimento previsto para esta sexta (22) na sede da superintendência da Polícia Federal no Rio, no centro da cidade, onde está preso de forma preventiva (sem julgamento e por prazo indeterminado) desde às 18h40 desta quinta (21).

PUB

Até o meio-dia, ele ainda não havia dado depoimento, que estava marcado inicialmente para o horário da manhã, segundo o ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun (MDB-RS) um dos seus mais fiéis escudeiros, que o visitou no fim da noite e na manhã desta sexta.

Temer deve ser ouvido por delegado considerado seu 'maior inimigo'

A defesa afirma que, até o fim da noite, a polícia não havia avisado que haveria depoimento e alega que ainda não há um inquérito instaurado, mas apenas uma representação do Ministério Público Federal. Um inquérito, no entanto, foi sim aberto.

O ex-ministro Wellington Moreira Franco e o coronel João Baptista Lima, presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), unidade gerida pela Polícia Militar do Rio em Niterói, na região metropolitana da capital, se deslocaram à unidade para depor. O advogado de Moreira, Antônio Pitombo, também tenta evitar o depoimento.

 + Prisão é presente político para Bolsonaro, mas reação ameaça reforma

"Não vai haver depoimento enquanto eu não ler o conteúdo do dito inquérito", disse à reportagem. "Embora o ministro Moreira Franco esteja disposto a prestar esclarecimentos, não existe depoimento sem conhecimento de inquéritos. Salvo engano, após o século 18, não existe essa prática no Brasil."

Contrariando a posição das defesas, ao chegarem à sede da PF, os procuradores do MPF responsáveis pelo caso disseram que haveria depoimento e que eles seriam colhidos separadamente.

O inquérito referente a essas prisões foi aberto em janeiro, a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e por determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em dezembro, quando denunciou Temer no caso dos portos, sobre propina no setor portuário, ela pediu a abertura de outros cinco inquéritos em um documento anexo. Um deles era o que apontava corrupção nas obras da eletronuclear Angra 3, pelo qual Temer foi preso agora.

O ex-presidente está no terceiro andar do prédio da PF, em uma sala de 20 m2 que era usada pelo corregedor da PF e foi improvisada para recebê-lo. O local tem banheiro privativo, janela, ar-condicionado, frigobar, sofá e mesa de reunião. Uma cama de solteiro foi providenciada, e uma TV também seria levada ao local.

Agentes ofereceram comida ao ex-presidente, mas ele não quis jantar. O cardápio do café da manhã não foi informado. Marun disse que Temer está tranquilo, porém triste e inconformado.

Em Niterói, Moreira Franco e Lima comeram pão com manteiga e café com leite. O prato do almoço e jantar será sempre composto por arroz ou macarrão, feijão, farinha, carne branca ou vermelha, legumes, salada, sobremesa e uma bebida, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do RJ. O lanche da tarde tem guaraná e novamente pão com manteiga ou bolo.

Inicialmente, o juiz Marcelo Bretas havia determinado que Temer fosse enviado à mesma unidade onde estão Moreira Franco e Lima. Reservada a policiais, o local mantém hoje o ex-governador Luiz Fernando Pezão, acusado de participar do esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral.

No entanto, depois de um pedido da defesa de Temer e após consulta à Polícia Federal, que afirmou ter condições de custodiar o ex-presidente, o juiz decidiu pela prisão na PF. Ele defendeu tratamento semelhante ao dado ao ex-presidente Lula, preso desde abril de 2018 na unidade de Curitiba.

Na decisão, Bretas determinou que a Polícia Federal forneça, se tiver condições, "itens mínimos" compatíveis com os oferecidos a Lula.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula