Governo vai propor divisão de recursos do petróleo com estados

Hoje, 100% dos recursos do Fundo Social ficam sob a guarda da União

© Bruno Kelly/Reuters

Economia exploração 22/03/19 POR Folhapress

BERNARDO CARAM- BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo vai propor nas próximas semanas uma reestruturação do Fundo Social para que recursos da exploração de petróleo sejam divididos com estados e municípios, informou nesta sexta-feira (22) o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.

PUB

Em busca de soluções para a crise nos governos regionais e também de apoio dos governadores para a aprovação da reforma da Previdência, o governo já havia anunciado que vai apresentar uma medida para facilitar a concessão de empréstimos com garantia da União aos estados em troca de ajuste fiscal.

A segunda proposta, de acordo com o secretário, já está em discussão entre a equipe econômica e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Justiça libera R$ 7,2 bilhões para pagar atrasados do INSS

Hoje, 100% dos recursos do Fundo Social ficam sob a guarda da União. Eles são provenientes da exploração de petróleo no pré-sal e são destinados, em parte, para investimentos em saúde e educação.

A descentralização dos recursos da União para os governos regionais é uma bandeira defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O secretário de Fazenda não informou de que forma será feita a divisão e nem qual o percentual a ser partilhado.

"Hoje, os recursos vão para a União. Ele [Fundo Social] passará a destinar recursos também para os estados e municípios de maneira previsível", afirmou, sem dar mais detalhes.

Um projeto que tramita no Congresso propõe a partilha de 30% dos recursos do fundo com estados e municípios. O texto chegou a ser usado nas negociações para destravar o acordo da chamada cessão onerosa, mas depois não teve continuidade.

A cessão onerosa foi um acordo fechado em 2010 entre a União e a Petrobras, mas, agora, termos do contrato estão sendo revistos.

Nesta sexta, Waldery Rodrigues afirmou que as tratativas sobre o valor a ser pago pela União à estatal estão avançadas. Segundo ele, o governo descarta a ideia de que o acordo seja viabilizado através da aprovação de um projeto pelo Congresso, como foi aventado no ano passado.

"Entendemos que o PLC 78 [que trata do tema] não é mais necessário nem suficiente para essa discussão. A suficiência se dá nos termos da discussão entre a União e a empresa", disse.

A definição permitirá ao governo fazer um megaleilão de excedentes da cessão onerosa. O certame está marcado para 28 de outubro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico