Leilão de trecho da ferrovia Norte-Sul pode parar na Justiça

O Ministério Público Federal recomendou ao Ministério de Infraestrutura a suspensão do certame e a mudança de pontos da modelagem

© DR

Economia certame 23/03/19 POR Folhapress

TAÍS HIRATA- SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os ataques judiciais contra o leilão de trecho da ferrovia Norte-Sul, previsto para a próxima quinta-feira (28), não deverão se encerrar com a realização da concorrência.

PUB

Hoje, já há processos que pedem a suspensão liminar do certame. No entanto, mesmo que ele ocorra, o contrato será alvo de ação na Justiça.

Um dos processos em curso é uma ação popular que pede a suspensão do leilão, movida por José Manoel Gonçalves, presidente da Ferrofrente (Frente Nacional pela Volta das Ferrovias). A ação foi apresentada à 14ª Vara Cível Federal de São Paulo e, até a conclusão deste texto, ainda aguardava a decisão do juiz.

+ Dólar bate recorde de R$ 3,90 no governo Bolsonaro

O Ministério Público Federal recomendou ao Ministério de Infraestrutura a suspensão do certame e a mudança de pontos da modelagem.

A principal crítica é que o leilão estaria direcionado à Rumo e à VLI (empresa de logística da Vale). As duas companhias são as operadoras responsáveis pelos demais trechos da ferrovia -ao sul e ao norte, respectivamente.

As ações dizem que uma terceira companhia não teria condições de competir porque o edital não garante o direito de passagem pelos tramos controlados pelas duas empresas.

Como o trecho da Norte Sul que será leiloado não tem ligação com nenhum terminal portuário -ele vai de Palmas (TO) a Estrela D'Oeste (SP)-, sua operação necessariamente depende do acesso aos demais tramos da ferrovia.

No edital, esse acesso é garantido por cinco anos. O contrato, porém, é de 30 anos.

"Os negócios da ferrovia vão depender 100% do direito de passagem pelos tramos norte e sul. O acesso deveria ser obrigação das empresas, mas está sendo tratado como favor", diz Gonçalves, da Ferrofrente.

A entidade, formada por diversos profissionais ligados ao setor, tem entre seus membros Bernardo Figueiredo, ex-diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ex-presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística). Hoje, ele é consultor da empresa russa RZD, que teria desistido de participar da licitação devido à questão do direito de passagem.

Se a liminar não sair e o leilão se concretizar, o presidente da associação diz que apresentará uma nova ação, pedindo a revogação do resultado.

Há ainda um outro obstáculo: o TCU (Tribunal de Contas da União). O órgão já havia dado aval ao edital, mas, após questionamentos do Ministério Público ao tribunal, iniciou-se uma nova apuração.

Procurado, o ministro relator do caso, Augusto Nardes, preferiu não se manifestar.

Mesmo com todos os imbróglios, o Ministério de Infraestrutura reafirmou que o leilão será mantido.

"É um leilão importante. Se não colocarmos a Norte-Sul para operar, ela vai se degradar", afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Ele diz que o edital já foi discutido intensamente com o TCU no passado e que o MPF abriu um canal de diálogo, o que dá à pasta "a esperança de uma construção coletiva".

Em relação ao direito de passagem, ele diz que o modelo está bem equacionado e foi discutido em consultas públicas. "No início, a modelagem previa 30 anos [de direito] e se considerou um excesso porque seria impossível prever a demanda por 30 anos. Mas isso não quer dizer que fique restrito aos cinco anos, podemos prorrogar."

Para o ministro, a questão do acesso a outras ferrovias não é um problema exclusivo da Norte-Sul e terá que ser equacionado nos demais contratos. "Não adianta querer resolver todos os problemas regulatórios neste leilão. É preciso confiar na regulação."

Freitas disse ainda que haverá mais de um interessado no leilão. A expectativa do mercado, no entanto, é que só Rumo e VLI apresentem propostas.

O favoritismo das duas companhias é natural, segundo Eduardo Centola, sócio do Banco Modal, que assessora a chinesa CCCC, outra grande interessada em investimentos em infraestrutura no país. "As empresas terão sinergias, e é normal que possam dar lances mais competitivos", diz.

Na sua visão, o problema não está na modelagem do atual leilão, e sim no planejamento das concessões feito no passado. "Tinham que ter pensado nisso no começo. Talvez esse não seja o modelo perfeito, mas foi o possível."

Para o advogado Alberto Sogayar, sócio do escritório L.O. Baptista, o governo poderia ter trabalhado alternativas na modelagem que possibilitariam uma concorrência maior. "O edital está limitado."

Na opinião de outro analista do setor, independentemente de haver alternativas, o imbróglio torna o leilão da Norte-Sul uma má escolha para ser o primeiro do setor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos