Europa conclui preparativos para saída desordenada do Reino Unido

Comissão europeia continua acompanhando os preparativos a nível das administrações

© DR

Mundo Brexit 25/03/19 POR Lusa

A Comissão Europeia concluiu nesta segunda-feira (25) os preparativos para um cenário de saída desordenada do Reino Unido da União Europeia (UE), uma vez que que, segundo Bruxelas, essa perspectiva é "cada vez mais provável".

PUB

"Visto que é cada vez mais provável que o Reino Unido saia da União Europeia sem um acordo em 12 de abril, a Comissão Europeia concluiu hoje os seus preparativos para esse cenário", anunciou o executivo comunitário, em comunicado.

Paralelamente, a Comissão continua acompanhando os preparativos a nível das administrações e insta todos os cidadãos e empresas da UE a se informarem sobre as consequências de um eventual cenário de ausência de acordo e a concluírem os seus preparativos para esta eventualidade.

"Embora o cenário de ausência de acordo não seja desejável, a UE está preparada para lhe fazer face", ressalva a nota.

O Conselho Europeu concordou na quinta-feira com uma extensão do Artigo 50.º até 22 de maio, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns até sexta-feira.

Se isso não acontecer, a UE estipulou uma prorrogação até 12 de abril e disse que esperava que o Reino Unido indicasse um caminho a seguir antes dessa data para a consideração dos líderes europeus.

+ Foguete atinge casa em Tel Aviv e deixa 7 feridos

"Embora a UE continue esperando que isso não aconteça, se o Acordo de Saída não for ratificado até sexta-feira, 29 de março, o cenário de ausência de acordo poderá concretizar-se em 12 de abril. A UE se preparou para este cenário e se manteve unida durante todos os seus preparativos. É crucial que todos estejam cientes e preparados para as consequências práticas que a ausência de acordo implica", insiste Bruxelas.

Em caso de ausência de acordo, o Reino Unido vai se tornar um país terceiro, sem qualquer regime transitório, lembra o executivo comunitário, indicando que todo "o direito primário e secundário da UE deixará de ser aplicável ao Reino Unido a partir desse momento" e que o período de transição previsto no Acordo de Saída não terá lugar, "o que implicará perturbações significativas para os cidadãos e para as empresas".

Neste cenário, as relações do Reino Unido com a UE serão regidas pelo direito internacional público geral, incluindo as regras da Organização Mundial do Comércio, e a UE será obrigada a aplicar de imediato as suas regras e tarifas nas fronteiras com o Reino Unido, "incluindo verificações e controles aduaneiros, sanitários e fitossanitários e a verificação da conformidade com as normas da UE".

"Não obstante os consideráveis preparativos das autoridades aduaneiras dos Estados-Membros, estes controles poderão causar atrasos significativos na fronteira", alerta.

Bruxelas recorda ainda que as entidades do Reino Unido deixarão também de ser elegíveis para receber subvenções da UE e participar nos procedimentos de adjudicação de contratos da UE segundo os termos atuais e que, do mesmo modo, os cidadãos do Reino Unido deixarão de ser cidadãos do bloco comunitário e serão objeto de controles adicionais ao passarem nas fronteiras para a UE.

"Como referido, os Estados-Membros efetuaram preparativos consideráveis a nível dos portos e aeroportos para assegurar que esses controles são efetuados de forma tão eficiente quanto possível. Ainda assim, poderão verificar-se atrasos", assume Bruxelas.

Até à data, a Comissão Europeia apresentou 19 propostas legislativas, das quais 17 foram adotadas ou acordadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, e publicou 90 notas setoriais específicas sobre os preparativos para o Brexit, que fornecem orientações pormenorizadas para os diferentes setores afetados pela saída do Reino Unido da UE. Com informações da Lusa. 

Leia também: Maduro diz que assessor de Guaidó faz parte de célula terrorista

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Fedya 26/04/24

Conheça o Fedya, o gato vesgo que conquistou a internet

Mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

Mundo Itália 26/04/24

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Mundo Guerra 25/04/24

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

Mundo Multimédia 26/04/24

Motoristas salvam idoso 'trancado' em carro pegando fogo, veja as imagens

Mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

Mundo Austrália Há 23 Horas

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália

Mundo EUA Há 18 Horas

Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

Mundo Emergência Médica Há 17 Horas

Ministro extremista de Israel capota carro e é hospitalizado

Mundo EUA Há 16 Horas

Após detenções, Blinken diz que atos em universidades dos EUA fazem parte da democracia