© iStock
Ao se aventurar na cozinha podemos cometer alguns errinhos que, de alguma forma, alteram o resultado final do prato. Mesmo sendo extremamente cuidadosos, temos que focar no jeito certo do preparo e não pular nenhum passo durante o percurso. Um exemplo comum é o famoso molho empelotado. Aquelas bolinhas insistentes ou ingredientes que não se misturam completamente modificam a consistência e o sabor.
PUB
+ 4 dicas para gratinar qualquer prato com perfeição
O bom é que isso tem solução! A Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, separou algumas dicas para ajudar você a conseguir um molho homogêneo e simplesmente incrível. Confira:
1. Molhos doces ou salgados
Geralmente levam algum tipo de ingrediente para aumentar a sua consistência, como amido de milho ou farinha de trigo. Nesses casos, dilua-os em algum líquido da receita (água, leite, etc.) antes de adicioná-los ao seu molho. Mexendo sempre, claro.
2. Molhos com ovos
Este tipo de molho pode se tornar um problema caso um detalhe não seja observado: os ingredientes que vão ao fogo precisam esfriar antes de acrescentar os ovos. Se as gemas são colocadas em calda quente, elas cozinham instantaneamente - e é isso que formam as bolinhas.
3. Utensílios
São fundamentais para o sucesso da sua receita. As panelas, por exemplo, precisam ter um fundo mais grosso, já as de alumínio deixam a temperatura interna aumentar muito rápido, fazendo com que os ingredientes não cozinhados grudem nas bordas. Os batedores de arame, aliás, podem ser mágicos na hora de desfazer gomos.
4. Se você seguiu essas dicas e ainda não conseguiu o resultado esperado, um truque básico é bater a mistura no liquidificador e coá-la. É certeiro que você vai salvar o que parece perdido. É muito fácil!