João Gilberto vence processo contra a Universal Music

O processo que corre no Rio de Janeiro é derivado de um outro que o cantor movia desde 1997 contra a EMI

© Divulgação

Cultura Música 28/03/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou nesta terça (26), em segunda instância, a vitória de João Gilberto no processo que o pai da bossa nova move contra a gravadora Universal Music. Os desembargadores da 9ª Câmara Civil decidiram a favor do músico por três votos a zero. Ainda cabe recurso.

PUB

Com a decisão, a gravadora será obrigada a pagar os royalties da venda de discos -bem como danos morais-, que o cantor não recebia desde 1964.

O processo que corre no Rio de Janeiro é derivado de um outro que o cantor movia desde 1997 contra a EMI, que já foi condenada a pagar os royalties. Como esta foi incorporada pela Universal, a Justiça concluiu que a nova gravadora deve ser a responsável pelo pagamento.

No centro da celeuma, estão os três primeiros discos de João Gilberto, lançados pela EMI: "Chega de Saudade" (1959), "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960) e "João Gilberto" (1961).

A empresa foi dividida em duas ao ser vendida. A parte de direitos autorais foi comprada pela Sony, enquanto a Universal ficou com a parte de músicas gravadas.

+ Paul McCartney levanta público de São Paulo com hinos do rock

A gravadora original de João Gilberto foi condenada em 2012 pela falta de pagamento e, no ano seguinte, começou a fase de liquidação do valor. Uma perícia calculou em R$ 173 milhões a dívida com o músico baiano.

No processo, a defesa do músico sustentava que, por meio da reorganização societária da EMI, a gravadora aproveitou para esvaziar seu patrimônio, mantendo sua estrutura apenas para evitar que o patrimônio de sua compradora, a Universal, fosse afetado por passivos formados antes da fusão.

Recluso há décadas, João Gilberto tem aparecido no noticiário em processos judiciais do tipo ou polêmicas de família. No ano passado, ele foi obrigado a deixar seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, diante de dívidas. Na ocasião, sua filha Bebel Gilberto chegou a conseguir na Justiça a interdição temporária do pai -mas acabou saindo por vontade própria de sua casa, para morar em um apartamento emprestado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 23 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

fama SAMARA-FELIPPO Há 20 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 1 Hora

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 19 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 23 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK Há 23 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 18 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE Há 23 Horas

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

fama Justin Bieber Há 21 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando