Asteroide Gault está se autodestruindo; fenômeno raro foi observado

O corpo rochoso, que tem quatro a nove quilômetros de diâmetro, libertou material duas vezes, em 28 de outubro e 30 de dezembro de 2018

© DR

Tech Telescópios 29/03/19 POR Lusa

O asteroide Gault, localizado entre Marte e Júpiter, está se autodestruindo lentamente, um fenômeno raro e que está sendo observado por vários telescópios, incluindo o espacial Hubble. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Agência Espacial Europeia (ESA), que opera este instrumento.

PUB

Segundo um comunicado da ESA, o asteroide, descoberto em 1988, libertou material para o espaço, o que pode dar pistas aos astrônomos sobre a história da formação planetária nos primórdios do Sistema Solar.

Nas imagens captadas pelos telescópios, o Gault aparece com dois traços de detritos que lembram as caudas dos cometas.

O corpo rochoso, que tem quatro a nove quilômetros de diâmetro, libertou material duas vezes, em 28 de outubro e 30 de dezembro de 2018, durante poucas horas ou dias.

+ Nasa paga R$ 73 mil a voluntários para passarem dois meses deitados

De acordo com a ESA, as 'caudas' do asteroide podem ser visíveis durante mais alguns meses, até o rasto de poeira se dispersar no espaço interplanetário.

A ausência de excesso de poeira próximo do asteroide leva os astrônomos a concluírem que a sua atividade não resultou da colisão com outro corpo de grande massa, mas da sua instabilidade. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech ESA Há 22 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

Tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

Tech Espaço Há 12 Horas

China quer levar astronautas à Lua até ao final desta década

Tech Apple 27/04/24

Apple remove apps de IA que criam fotografias com "nudez não consensual"