Seu filho tem dificuldades com matemática? Ele pode ter discalculia

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem

© iStock

Lifestyle ENTENDA 01/04/19 POR Notícias Ao Minuto

Você sabe o que é discalculia? No vocabulário de muitos pais, essa palavra pode ser nova ou nem existir. Mas saiba que ela pode ser indício de que seu filho precisa de ajuda? Muitas crianças, adolescentes e até adultos enfrentam obstáculos na vida acadêmica por conta dela.

PUB

+ Método Montessori de educação ganha cada vez mais adeptos; conheça

A psicopedagoga do Instituto NeuroSaber Luciana Brites explica que a discalculia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em desempenhar tarefas ligadas a toda e qualquer operação matemática. Ela ressalta que essas barreiras incluem também a compreensão de conceitos numéricos e a utilização de fórmulas, símbolos ou qualquer outro ícone que faça alusão ao saber matemático.

"É bem provável, por exemplo, que um aluno não consiga associar a palavra quatro ao algarismo correspondente. No entanto, o distúrbio de aprendizagem não é o mesmo que a dificuldade que todos nós podemos ter na compreensão de uma disciplina específica. Não se trata de algo que pode ser resolvido com aulas particulares", comenta.

Segundo a psicopedagoga, cada pessoa pode manifestar uma característica em relação à ocorrência da discalculia, desde a escolinha até mesmo na universidade. Por exemplo, no período da pré-escola, o aluno pode não conseguir discernir os diferentes algarismos. "O estudante não segue a ordem correta dos números (1 a 5, por exemplo), a criança demonstra dificuldades para aprender a contar os dedinhos da mão. Seu progresso é aquém dos demais coleguinhas."

"No ensino fundamental, é comum esse estudante ter problemas na aprendizagem de operações básicas, como adição e subtração. Usa os dedos para contagem simples por não ter facilidade para raciocinar. No ensino médio, apresenta dificuldades para compreender valores e lidar com medidas, não consegue olhar as horas em relógio de ponteiro. Já na universidade, pode ter problemas para ler gráficos e infográficos e dificuldade de obter sucesso em provas de vestibular que envolva números e fórmulas", esclarece.

Luciana explica que a discalculia é causada pelo mau desenvolvimento do cérebro, lesão cerebral, genética e pelo ambiente. Porém, o diagnóstico deve ser feito por psicopedagogo, psicólogo escolar e neuropediatras. "O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar e também deve ser desempenhado por professores em educação especial para a utilização estratégica da matemática. Tudo isso para impulsionar o percurso pedagógico do aluno", conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

mundo Tenerife Há 21 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama BELO-CANTOR Há 3 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

brasil justa causa Há 5 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

justica São Paulo Há 5 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

mundo Guerra Há 18 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

fama Relacionamentos Há 21 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 20 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

fama Maternidade Há 3 Horas

Graciele Lacerda fala sobre tratamento para engravidar