Saiba como recuperar a saúde da pele se você sofre com estresse

Além da acne, psoríase e dermatite, o estresse é capaz de envelhecer a pele precocemente

© iStock

Lifestyle BONITA DE PELE 02/04/19 POR Notícias Ao Minuto

Muitos estudos nos últimos anos têm investigado o impacto da saúde mental nos tecidos principalmente do estresse no comportamento da pele. “A pele é influenciada pelos hormônios e emoções. Quando estamos estressados podemos verificar mudanças fisiológicas como aumento da perda de hidratação, vermelhidão e maior sensibilidade”, afirma a farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi. “Essas emoções negativas podem afetar o sistema imune e causar alteração na resposta via comunicadores pró-inflamatórios”, acrescenta. Além das doenças já associadas ao estresse (acne, psoríase e dermatite), o problema também pode causar envelhecimento precoce.

PUB

+ Estudo encontra relação entre bactéria do intestino e câncer colorretal

Esses efeitos acontecem principalmente por conta da ruptura da comunicação celular. “Muitos tipos de células da pele, incluindo células imunológicas e células endoteliais (células que alinham os vasos sanguíneos), podem ser reguladas por neuropeptídeos e neurotransmissores, que são substâncias químicas liberadas pelas terminações nervosas da pele. O estresse pode liberar um nível maior dessas substâncias e, quando isso ocorre, pode afetar o modo com o qual nosso corpo responde a muitas funções importantes, como sensação e controle do fluxo sanguíneo. Além disso, a liberação desses produtos químicos pode levar à inflamação da pele”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Para enfrentar esse problema, a farmacêutica sugere a união dos ingredientes ativos abaixo, formulados em cremes ou séruns, para devolver a saúde da pele:

Connect.Cell – restabelece a comunicação celular. Atua como neuropeptideo que protege e estimula a diferenciação das terminações nervosas da pele. Por meio da potencialização do efeito de Fator de Crescimento Neural manterá a capacidade proliferativa das células-tronco da pele, melhorando a conexão dérmica da pele, permitindo que a comunicação celular seja restabelecida entre os queratinócitos e fibroblastos;

Hyaxel – ácido hialurônico fracionado vetorizado pelo silício, diminui o impacto do cortisol sobre a epiderme e derme, mantendo a capacidade da pele de produzir ácido hialurônico que é afetado pelo estresse e, concomitantemente, recupera a reepitelização da epiderme;

Progenitrix – atua diretamente estimulando as células progenitoras, melhorando sua proliferação. Progenitrix tem grande potencial de estímulo em células progenitoras envelhecidas, de forma que a utilização do ativo melhora a qualidade da pele, as defesas naturais e a resposta às agressões externas;

GPS Trealose – outro ativo interessante que atua no estresse da pele é GPS Trealose, é uma trealose obtida do cacto. Ele combate a desidratação da pele e aumenta a expressão das Heat Shock Proteins (Proteinas protetoras da pele) contra as variações climáticas, altas temperaturas ou temperaturas baixas, evitando que as proteínas percam a função dentro do organismo.

Além do tratamento tópico, a dermatologista Dra. Claudia Marçal lembra que as cápsulas com vitaminas orais podem ser usadas, com substâncias como Bio Arct, uma biomassa marinha do Mar Ártico rica em oligoelementos (zinco, magnésio e outros), que auxiliam no aumento da imunidade, além de ter na sua composição taurina e o peptideo citrulil arginina. “Essa composição confere energia às células aumentado o seu potencial e a produção energética combatendo o deficit energético que muitas vezes diminui a capacidade de resposta e defesa do organismo”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 15 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Ataque Há 14 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 9 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)