Qual a temperatura ideal para tomar banho?

Banhos quentes e prolongados podem prejudicar a saúde da pele e dos cabelos

© iStock

Lifestyle CUIDADOS 07/05/19 POR Notícias Ao Minuto

Após um dia estressante de trabalho, não há nada melhor do que tomar um longo banho quente, afinal, a água em temperaturas mais altas promove o relaxamento corporal. Mas, apesar do banho quente ajudar a acalmar a mente e o corpo, a alta temperatura da água é prejudicial a saúde da pele.

PUB

+ Saiba como recuperar a saúde da pele se você sofre com estresse

“A água quente remove alguns dos óleos naturais que tem como função formar uma barreira sobre a pele e proteger o tecido cutâneo. Consequentemente, a pele torna-se seca e mais suscetível as agressões externas. Além disso, o hábito de tomar banhos quentes pode causar um efeito rebote, promovendo o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. O hábito é ainda pior durante o inverno, época em que a grande maioria das pessoas opta pela água praticamente fervendo, pois o ar frio já torna a pele naturalmente mais seca.

+ Lavar o cabelo todos os dias prejudica os fios? Entenda

E não é só a pele que sofre com os banhos quentes e prolongados. O cabelo e o couro cabeludo também acabam sendo prejudicados. Isso por que, segundo o especialista, da mesma forma que na pele, a água quente remove os óleos naturais do cabelo, tornando-o mais seco, e estimula a produção de oleosidade pelo couro cabeludo, conferindo aos fios um aspecto sujo e oleoso, além de favorecer o aparecimento da caspa.

A alternativa então é optar pela água fria, que, aliás, possui uma série de benefícios. “O banho frio ajuda a fechar as cutículas abertas dos fios, auxiliando assim a bloquear a perda de umidade e nutrientes, o que evita que estes tornem-se quebradiços e secos. Já com relação a pele, a água fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos, fechando os poros e diminuindo a vermelhidão e o inchaço, e aumenta a circulação na região, conferindo ao rosto um aspecto mais brilhoso e saudável”, destaca o pesquisador. Além disso, o banho frio possui um efeito revigorante, sendo assim obrigatório para quem precisa de energia no inicio do dia. Isso por que o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo.

Mas para aqueles que não suportam um banho frio, uma boa dica é começar com a água morna e ir diminuindo a temperatura. Mas se nem assim você conseguir encarar a água fria, Lucas Portilho afirma que banhos curtos, com menos de dez minutos, em água morna já são o suficiente para manter a pele e o cabelo com uma aparência brilhante e saudável. “Se você estiver em dúvida se a água está na temperatura ideal basta observar sua pele. Se você ver que ela está ficando vermelha é melhor abaixar a temperatura”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 20 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 19 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 20 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave