Número de microempreendedores cresce 120% e passa de 8 milhões no País

Além da vontade de ter seu próprio negócio, aumento do trabalho autônomo tem relação direta com o aumento do desemprego

© Pixabay

Economia Cenário 03/04/19 POR Notícias Ao Minuto

O número de MEIs (microempreendedores individuais) ultrapassou a marca de 8 milhões em 2019, encerrando março com 8.154.678 registros, segundo o Portal do Empreendedor. Desde a pré-crise, os MEIs apresentam uma forte alta, crescendo cerca de 120% nos últimos cinco anos. 

PUB

Além da vontade de ter seu próprio negócio, o aumento do trabalho autônomo nesse período tem relação direta com a evolução do desemprego no país. O índice de desempregados cresceu desde o início da crise e ficou em 11,6% em dezembro de 2018. Segundo o IBGE, atinge atualmente mais de 13 milhões de brasileiros.

No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%. Em comparação, em 2017, o índice foi de 12,7%. Consequentemente, esse recuo foi puxado pelo crescimento do trabalho sem carteira e por conta própria no país. A deterioração do mercado de trabalho formal faz crescer o processo conhecido como empreendedorismo por necessidade.

+ PEC que retira do governo poder sobre Orçamento deve ser votada hoje

Nos últimos anos, o programa do governo tornou mais fácil o processo para se cadastrar como MEI. Com isso, o objetivo era formalizar as pessoas que trabalhavam por conta própria em casa. Entretanto, os microempreendedores individuais precisam pagar com uma contribuição mensal de cerca de R$ 50.

Quais os benefícios do registro de MEI?

O registro de MEI permite ao microempreendedor a aquisição de CNPJ e o acesso a direitos e benefícios previdenciários. Além disso, possibilita a emissão de notas fiscais, o aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos.

Desde que o empresário pague a mensalidade em dia, ele tem direito à aposentaria por idade ou invalidez e auxílio-doença.

Entre os benefícios, está o salário-maternidade para as mulheres. As famílias do microempreendedor também têm acesso à pensão por morte e auxílio-reclusão.

Facilidades para os MEIs

O microempreendedor individual possui algumas facilidades. Por exemplo, a contabilidade e declaração de renda simplificadas. O MEI também pode fazer contratação de empregado com menor custo.

Outro ponto é o registro de empresa e concessão de alvará para funcionamento gratuitos e feitos online.

Além disso, o MEI ainda tem a possibilidade de vender para o governo e compor consórcio para compra e vendas em conjunto.

Veja abaixo as categorias com maior acréscimo de registros de MEIs, nos últimos 15 meses, de acordo com informações do portal G1:

Fornecimento de alimentos (+11.249 registros) Apoio e assistência a paciente no domicílio (+19.071 registros) Atividades de ensino (+23.616 registros) Serviços de entrega rápida (+32.660 registros) Serviços domésticos (+39.630 registros) Promoção de vendas (+59.538 registros) Cabeleireiros, manicure e pedicure (+43.695 registros) Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (+36.321 registros) Obras de alvenaria (+26.838 registros) Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (+19.213 registros) Transporte rodoviário de carga (+18.025 registros) Serviço de táxi (+8.619 registros)
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos